Soluções Altus fortalecem a malha energética nacional

A tecnologia de ponta desenvolvida pela Altus segue colaborando para a expansão da malha energética brasileira por todas as regiões do país. Dentre os projetos próximos de serem entregues está a automatização de duas PCHs nos estados do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul. Construídos pela Brookfield Energia Renovável, ambos empreendimentos utilizam as principais séries do mix de produtos oferecido pela Altus: Controladores Programáveis Nexto, Unidades Terminais Remotas Hadron Xtorm, IHMs Exter e CCMs Quasar.

O mais avançado dos projetos, a automação da PCH Serra dos Cavalinhos I, já está em fase final de operação assistida. Os 35 painéis que compõem a solução serão responsáveis por manter o controle e a operação da planta, localizada entre os municípios de Monte Alegre dos Campos e Bom Jesus, na região serrana do Rio Grande do Sul. A unidade, que está sendo construída próximo à PCH Serra dos Cavalinhos II e à PCH Passo do Meio (também gerenciadas pela Brookfield), contará com duas unidades geradoras de aproximadamente 12,5 MW cada, contribuindo com 25 MW para a capacidade total da malha energética nacional. 

Já a PCH Verde 4A teve a etapa de TAF (Teste de Aceitação em Fábrica) realizada durante a primeira quinzena de fevereiro, na Fábrica de Painéis da Altus. O empreendimento, que está sendo erguido entre as cidades de Ribas do Rio Pardo e Água Clara, no Mato Grosso do Sul, tem potência instalada de 28 MW e irá contribuir para a estabilidade energética das residências e comércio da região. O projeto desenvolvido para a PCH possui 36 painéis elétricos e de automação, com 35 colunas e 16 quadros de energia. Ao todo, a aplicação conta com 1796 pontos de entradas e saídas, 04 IHMs, 04 UACs (Unidades de Aquisição e Controle) e 06 relés de proteção, além de um sistema SCADA com 224 telas e 4.000 pontos.