Empresa de celulose otimiza processos com tecnologia Altus

Há mais de três décadas criando produtos com alto valor agregado para o mercado industrial brasileiro e internacional, a Altus tem um notável histórico de soluções capazes de proporcionar desempenho superior aos negócios de seus clientes e parceiros. A tecnologia avançada embarcada nos controladores programáveis fabricados pela empresa entrega confiabilidade e alta disponibilidade para aplicações de diferentes complexidades e variados segmentos. Recentemente, uma tradicional empresa do ramo de celulose, com mais de 50 anos de atuação na área, modernizou parte de sua planta de produção na Bahia com produtos da Altus.

A empresa, que produz papel reciclável e chapas de papelão, precisava de uma solução confiável que acabasse com as falhas de comunicação provocadas pela forte vibração em seu processo de tratamento de água (ETA). Apresentados pela Base1 Soluções, empresa responsável pelo desenvolvimento e implementação do projeto de modernização da unidade e uma importante parceira comercial da Altus na Região Nordeste, os controladores programáveis da Série Nexto foram os produtos escolhidos para constituir a base do novo sistema de automação da unidade. O alto nível de proteção entregue pelo bastidor da Série, responsável pelo fornecimento de alimentação e interfaces de comunicação entre os módulos conectados a ele, impede que a vibração produzida pelas aplicações de rotina da planta cause a desconexão dos equipamentos e a consequente parada de produção.

Outras importantes características apontadas pelo cliente como diferenciais da mais avançada série de controladores programáveis da Altus são suas capacidades de auto diagnóstico e troca a quente. Estes dois aspectos diminuem drasticamente o tempo de manutenção e de possíveis paradas do sistema, contribuindo para ratificar os conceitos de confiança e alta-disponibilidade demandadas pelo cliente e entregues pela Série. Além dos controladores Nexto, o sistema completo conta, ainda, com outros equipamentos de automação, como uma IHM iX-T7F e um switch industrial da série Connect.

Com o sistema de alto desempenho criado pela Base1 Soluções e a alta confiabilidade propiciada pelos produtos Altus, a empresa de celulose pôde manter seu processo produtivo a todo o vapor, sem se preocupar com falhas de comunicação ou quedas de sistema.