Empresa têxtil da Bahia tem processo produtivo modernizado com tecnologia Altus

Historicamente, o vestuário evolui conforme a humanidade também se desenvolve, tornando-se um reflexo da influência social, política, religiosa e moral de todas as fases da civilização. Um exemplo dessa dinâmica é a primeira grande revolução industrial, fomentada, principalmente, pela indústria têxtil através do surgimento do tear mecânico e das máquinas a vapor. Esse movimento de modernização do setor perpetuou-se através das décadas, tanto que, graças à capacidade de produção permitida pelo avanço tecnológico, em 2015, a indústria têxtil e de confecção brasileira faturou cerca de R$ 120 bilhões.

A Altus, por todo seu histórico de inovação e comprometimento com o desenvolvimento do mercado industrial, contribui para que este setor siga crescendo e colaborando com o fortalecimento da economia nacional. Um dos casos mais recentes desta cooperação foi o Revamp do sistema de controle e automação de uma importante fabricante de tecidos localizada no litoral da Bahia. Implementado pela Base1 Soluções, uma importante parceira comercial da Altus na Região Nordeste, o sistema é responsável por controlar importantes processos produtivos da fábrica, como Caldeira, Raspadeira, Mercerizadeira, Sanforizadeira e Lavadeira Extracta.

Utilizando os produtos da Série Nexto, mais avançada linha de controladores programáveis da Altus, a solução implementada substituiu os já obsoletos equipamentos instalados na planta por um sistema moderno e de alto desempenho. Com diagnósticos avançados e recursos de troca a quente, que minimizam ou eliminam o tempo de parada de manutenção, a família Nexto garante um processo produtivo contínuo e de elevada performance. A aplicação também conta com o software HMI/SCADA BluePlant, solução para supervisão, controle e aquisição de dados que alia design, conectividade, riqueza em recursos e funcionalidades.

Depois do processo de modernização promovido pela Base1 Soluções, a unidade de fabricação da empresa passou a ter 90% do seu processo produtivo operando com tecnologia Altus. Este projeto mostra a força e a alta qualidade dos produtos comercializados pela empresa, equipamentos modernos e de grande desempenho capazes de agregar valor e proporcionar uma experiência sem igual ao usuário.