Nova versão do MasterTool IEC XE disponível para download

A atualização do software MasterTool IEC XE já está disponível para download no site da Altus. A mais recente versão da ferramenta de programação da Série Nexto traz importantes melhorias e novas funcionalidades para a configuração da mais avançada família de controladores programáveis da empresa. Ao atualizar o aplicativo, além de ganhar novas possibilidades de programação, o usuário também irá vivenciar uma nova experiência de utilização da ferramenta.

A primeira e mais observável melhoria mexe diretamente com o design da ferramenta e sua possibilidade de customização. A versão atualizada do software chega com um novo visual, totalmente remodelado, que melhora a organização do projeto e qualifica a experiência do usuário. Além disso, a atualização traz novos comandos de receitas e opções de menus, como print preview e operating mode

Com a atualização do software, o usuário da Série Nexto também poderá experimentar a utilização de dois novos protocolos de programação: os padrões EtherNet/IP Scanner e IEC 61870-5-104 Server. Protocolo mais utilizado em redes Ethernet industriais, o EtherNet/IP conecta o controlador Nexto aos demais dispositivos de campo que falem a linguagem, como drivers, balanças e sensores. Por se tratar de um protocolo do tipo Publisher Subscriber, a utilização do EtherNet/IP reduz drasticamente o trafego de dados na rede, o que resulta em um considerável ganho de velocidade.

Com interface Ethernet TCP/IP, o protocolo IEC 61870-5-104 Server foi criado pela Comissão Internacional de Eletrotécnica para comunicação com supervisórios SCADA ou IHM em aplicações elétricas de pequeno porte. Predominante no mercado europeu, os recursos nativos do protocolo, como a estampa de tempo em eventos, permitem ao controlador Nexto atuar como uma Unidade Terminal Remota (UTR). Este novo recurso dá ainda mais versatilidade à família, que ganha a possibilidade de ser utilizada como UAC (Unidade de Aquisição e Controle), como PCHs e pequenas subestações

Outra importante mudança que a atualização traz é o suporte à configuração da NX5100, Cabeça MODBUS TCP da Série Nexto, e dos novos módulos de E/S da linha Nexto Jet – NJ1005, NJ6001, NJ6011 e NJ6101. Para isto, porém, é necessário que o usuário faça o download e instale o firmware compatível com a versão do programa. Para saber qual versão de firmware instalar, entre em contato com os especialistas do nosso Suporte Técnico através do telefone 0800 510 9500 ou do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..