Descubra os protocolos disponíveis em cada uma das UCPs da Série Nexto

Consolidados no mercado nacional e com cada vez mais penetração no cenário internacional, os controladores programáveis da Série Nexto são a peça-chave responsável por manter em operação negócios nas mais variadas áreas da indústria. Além de recursos avançados e da alta tecnologia embarcada em sua variada oferta de produtos, a família de controladores da Altus também se destaca pela ampla gama de protocolos de comunicação com os quais trabalha. Estes diferenciais, aliados a recursos como troca a quente e alta velocidade, fazem do Nexto um dos controladores mais versáteis do mercado mundial de automação.

Através das portas integradas nas UCPs e interfaces de comunicação, todos os módulos da Série oferecem suporte de hardware e software aos protocolos de rede de campo mais tradicionais, como MODBUS RTU, MODBUS TCP, MODBUS RTU/TCP, PROFIBUS-DP e OPC DA. Apenas estas opções já dariam à família Nexto a possibilidade de ser utilizada na maioria dos sistemas de automação existentes. Porém, para dar mais liberdade de desenvolvimento e contemplar mercados que utilizam padrões de comunicação diferenciados, algumas das UCPs da série ainda contam com suporte aos protocolos IEC 60870-5-104 Servidor, EtherNet/IP Scanner, EtherCAT Master e Web Server. 

Conheça mais sobre estes protocolos diferenciais e em quais UCPs da Série Nexto eles estão disponíveis:

EtherNet/IP Scanner

Protocolo mais utilizado em redes Ethernet industriais, o EtherNet/IP conecta o controlador Nexto aos demais dispositivos de campo que falem a mesma linguagem, como drives, balanças, sensores e multimedidores. Por se tratar de um protocolo do tipo Publisher Subscriber, a utilização do EtherNet/IP reduz drasticamente o tráfego de dados na rede, o que resulta em um considerável ganho de velocidade.

Disponível nos modelos NX3005, NX3010, NX3020 e NX3030.

EtherCAT Master

Terceiro protocolo Ethernet mais utilizado na indústria, o emprego do EtherCAT vem crescendo, principalmente em aplicações na Europa e no Oriente Médio. Criado para ser utilizado em soluções que demandem o uso de uma rede determinística de alta velocidade, o protocolo tem capacidade de transferir dados com temporização previsível e sincronização precisa. Por ter um padrão aberto e controle de alta precisão, a linguagem é comumente usada em aplicações como projeto de máquinas de alta performance e controle de motores.

Disponível nos modelos NX3020 e NX3030.

IEC 60870-5-104 Server

Com interface Ethernet TCP/IP, o protocolo foi criado pela Comissão Internacional de Eletrotécnica para comunicação com o supervisório SCADA ou IHM em aplicações elétricas de pequeno porte, como PCHs e pequenas subestações residenciais ou da indústria. Predominante no mercado europeu, os recursos nativos do protocolo, como a estampa de tempo em eventos, permitem ao controlador Nexto atuar como uma Unidade Terminal Remota (UTR).

Disponível nos modelos NX3005, NX3020 e NX3030.

Web Server

Para dar ao usuário mais flexibilidade e agilidade no desenvolvimento de aplicações de pequeno e médio porte, a Série Nexto conta com o WebServer, sistema que permite a criação de telas de supervisão e monitoramento sem a necessidade de utilização de um software SCADA. A ferramenta é embarcada na memória do controlador programável e pode ser acessada através do navegador web de qualquer dispositivo (computador, tablet ou smartphone) conectado à rede.

Disponível apenas no modelo NX3005.