Gestão

alt

Seguindo os mais altos padrões internacionais de governança corporativa, a Altus tem um histórico de participação profícua de investidores financeiros entre seus acionistas. A empresa possui um Conselho de Administração com membros externos de atuação ativa e isenta em todas as suas decisões estratégicas.

Desde 1992, a organização publica suas demonstrações financeiras auditadas no primeiro trimestre do ano subsequente ao exercício fiscal encerrado.

Sistemas de Gestão

Os métodos e ferramentas utilizados pelo sistema da Altus estão alinhados com os modelos e padrões internacionais de gestão mais atuais. Esses processos, parte fundamental do planejamento estratégico da empresa, ajudam a garantir a qualidade no atendimento aos requisitos determinados pelo mercado e empresas parceiras.

Qualidade

Fundada durante o período da reserva de mercado de informática no Brasil, a Altus instituiu como uma de suas premissas básicas a necessidade de oferecer a seus clientes produtos e serviços de alta qualidade. 

No começo da década de 1990, a companhia iniciou o processo de implantação do Sistema de Qualidade Altus (SQA), utilizando o modelo japonês Total Quality Control (TCQ).

Em 1993, tornou-se a quinta empresa do Rio Grande do Sul a obter um certificado ISO 9001 e a primeira reconhecida por um organismo estrangeiro.

Utilizando um sistema de gestão baseado nos sete critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade, a Altus participa do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) desde 1994.

Evidenciando a aplicação desse modelo de gestão, a empresa foi agraciada com o Troféu Bronze do Prêmio Qualidade RS nos anos de 1997 e 1998. Em 1999, a companhia foi reconhecida com o Troféu Prata na mesma categoria.

Com o objetivo de adequar o Sistema de Gestão ao modelo dos Critérios de Excelência do PGQP – Nível 2, a empresa montou, no ano de 2007, um comitê para coordenar o projeto Rumo a Excelência. O resultado desse esforço coletivo de todos os colaboradores da empresa foi a conquista do Troféu Ouro 2008.

Política de Gestão

A Altus, baseada em seus princípios, desenvolve e fornece soluções em tecnologia, atuando em conformidade com os requisitos legais aplicáveis e  com a melhoria contínua de seu sistema de gestão, executando as seguintes ações:

Clientes

Fornecer soluções que satisfaçam às expectativas de seus clientes numa relação duradoura.

Recursos Humanos

Estimular o desenvolvimento de seus colaboradores como profissionais competentes, incentivando-os na busca de resultados, primando pelo seu bem estar.

Fornecedores

Ter nos fornecedores parceiros de negócios, atentando para sua qualificação, objetivando pontualidade e maximização dos resultados recíprocos.

Acionistas

Remunerar de forma competitiva o investimento de seus acionistas.

Sociedade

Promover ações sociais na comunidade, aprimorar processos e produtos de forma compatível com o meio ambiente e a preservação da natureza, colaborando para o desenvolvimento econômico-social do país.

Objetivos

Em consonância com sua política de gestão, a Altus estabeleceu os seguintes objetivos:

Satisfazer às expectativas dos clientes.

A Altus tem nos clientes o seu foco e toda a sua gestão deve ser voltada para eles. Devem ser medidas as suas necessidades, satisfação e relação com a empresa. Qualquer informação oriunda de cliente deve ser registrada e analisada como possibilidade de melhoria dos processos e dos produtos.

Estimular o desenvolvimento dos colaboradores, zelando pelo seu bem estar.

Ter nos colaboradores aliados constantes, treinados, motivados, saudáveis e continuamente se desenvolvendo para executar a missão da empresa é objetivo permanente.

Ter excelentes fornecedores através de parcerias.

Monitorar continuamente os fornecedores buscando ter parceiros que auxiliem na missão da empresa.

Aumentar a produtividade de forma a produzir resultados compensadores.

Compensar os acionistas com índices de produtividade que permitam retorno ao investimento.

Aprimorar produtos e processos, visando atender à legislação, à preservação da natureza, através do uso responsável dos recursos naturais, e a obtenção de resultados sociais para a comunidade.

A Altus deve buscar transparência em sua operação, ações que permitam estar de acordo com a manutenção do meio ambiente e inserção em atividades que sirvam para a melhoria da sociedade.

Reconhecimento

O compromisso com a qualidade, a excelência e a inovação, bem como a preocupação com a responsabilidade social, faz da Altus uma empresa de destaque em seu segmento de atuação, sendo reconhecida e angariando prêmios por sua constante busca por evolução.