Aplicações

Subestação UHE Caçu e Barra dos Coqueiros

A Altus implementou, nas usinas de Caçu e de Barra dos Coqueiros, um sistema completamente integrado do tipo “turn key”. As Usinas Hidrelétricas de Caçu e de Barra dos Coqueiros, no estado de Goiás, são de propriedade da empresa Gerdau, cuja manutenção e operação são realizadas pela ENEX.

Candeias Global I e II

Em um projeto concluído em julho de 2010, a Altus forneceu o sistema de medição, proteção e controle da subestação das usinas Global I e II. No município de Candeias, na Bahia, as usinas Global I e II estão interligadas ao SIN (Sistema Nacional de Energia), através da subestação (SE) Jacaracanga que é controlada pela Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco).

Subestação UHE Canoas I e II

As usinas hidrelétricas de Canoas I e Canoas II fazem parte de um complexo de oito usinas no vale do rio Paranapanema, controladas pela Duke Energy  International. O sistema de automação fornecido pela Altus foi concluído em outubro de 2010.

UHE Eng. Souza Dias (Jupiá)

A Altus desenvolveu para a Companhia Energética de São Paulo (CESP), um sistema de supervisão de temperatura para a Usina de Jupiá e para Usina de Ilha Solteira. O objetivo do projeto é a monitoração e armazenamento histórico das temperaturas das Unidades Geradoras, a fim de realizar manutenção preventiva e corretiva das unidades.

Parque Eólico Palmares

Com o objetivo de conectar o parque eólico ao sistema elétrico de distribuição, a Altus forneceu o sistema de controle e proteção da Subestação de Energia (SE) Lagoa do Quintão, localizada no Parque Eólico Ventos de Palmares, na cidade de Palmares do Sul - RS. A solução de proteção e controle viabilizou a integração da energia gerada pelo parque ao sistema de distribuição da concessionária.

Subestação Xanxerê

A Altus desenvolveu o projeto Ampliação G da Subestação de Energia (SE) Xanxerê da Eletrosul, no município de Xanxerê/SC. Com potência instalada de 485 MW, a SE fecha o anel da rede elétrica da Região Sul do país.

Subestação Rio Verde

A Subestação Rio Verde, de Furnas, localiza-se na cidade de Rio Verde, em Goiás. No ano de 2004, a Altus forneceu para a SE o Sistema de Monitoramento de Secionadores, uma aplicação altamente flexível, com possibilidade de configuração de até 30.000 secionadores.

Sistema de Supervisão e Controle Usina Hidrelétrica Apolônio Sales

A Usina Hidrelétrica (UHE) de Apolônio Sales, conhecida como usina Moxotó, localiza-se na margem esquerda do rio São Francisco, no município de Delmiro Gouveia/AL. A Altus desenvolveu no local um sistema de supervisão e controle, finalizado em julho de 2003.

Sistema de Supervisão de Temperatura UHE Ilha Solteira e Eng. Souza Dias

Com o objetivo de padronizar e aprimorar o Sistema de Supervisão de Temperatura das Unidades Geradoras (UG’s) das usinas da CESP, a Altus desenvolveu uma aplicação com maior número de pontos de monitoramento de canais de temperatura para as Usinas Hidrelétricas (UHE) Ilha Solteira e Engenheiro Souza Dias.

Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso

A Altus realiza o processo de modernização do complexo de usinas da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) formado por Paulo Afonso I, II e III. Ao todo, são 13 máquinas geradoras, produzindo uma potência total de 1.56GW. Esse é um dos maiores complexos produtores de energia no Brasil, a partir da força das águas do Rio São Francisco, no município de Paulo Afonso, no estado da Bahia.

Sistema Digital de Supervisão e Controle da UHE Paraibuna

A Altus implementou o sistema digital de supervisão e controle na Usina Hidrelétrica (UHE) de Paraibuna, da Companhia Energética de São Paulo (CESP). A UHE está localizada a 30 km de São José dos Campos/SP, e possui duas Unidades Geradoras com potência total de 86 Mwats.