MP4 – Programação e utilização das séries Ponto, AL e PX

Objetivos

Apresentar as características da Série Ponto no que se refere às aplicações típicas, arquitetura, integração de funções nas UCPs, tecnologia WebPLC, conexões, módulos de E/S e cabeças de redes de campo, sistema de endereçamento pelo barramento de comunicação GBL, diagnóstico e troca à quente.

Expor as características das séries AL/PX em relação à flexibilidade, potencialidade (UCPs, processador de comunicação e de algoritmos), integração com módulos de E/S do Ponto, redundância de UCP e redes, interface, comunicação, diagnóstico e troca à quente.

Utilizar o software MasterTool Pro-Ponto para configuração dos barramentos da Série Ponto, incluindo funcionalidades como verificação da configuração, atribuição de tags, parametrização de módulos, geração de etiquetas e documentação.

Utilizar o software MasterTool Extended Edition para configuração e programação dos CPs, baseado na norma IEC 61131-3, o qual utiliza linguagem LADDER ou ST e permite o monitoramento de processos, configuração de módulos e geração de relatórios.

Público alvo

Clientes, potenciais usuários e todos interessados em adquirir conhecimento sobre controle de processos e automação industrial.

Carga horária

32 horas.

Pré-requisito

Introdução à Automação.

Programa
  • Características de Hardware: especificações, configuração, instalação, manutenção, arquitetura
  • Série Ponto e funcionalidades AL/PX (sincronismo, troca à quente, acessórios e subsistema de E/S)
  • Configurador MasterTool Pro-Ponto: projeto do barramento da Série Ponto, tela de desenho por segmento, árvore de componentes e bases compatíveis, visualização das CTs e manuais, verificação do barramento e geração de etiquetas
  • Programador MasterTool XE: operação, linguagens de programação suportadas, estudo da linguagem LADDER (Grupo de instruções, Operandos, Movimentadores, Contadores, Conversores,Subrotinas, Módulos Procedimento/Função/Interrupção, programação estruturada e instruções avançadas)