A qualidade de um produto, seja ele tangível ou intangível, está fortemente relacionada à existência de não conformidades inseridas durante o desenvolvimento ou manutenção do mesmo. Uma das maneiras de identificar as não conformidades de um produto antes de o mesmo estar disponível no mercado em que será inserido é submeter o produto a um processo de validação. O principal objetivo da validação é assegurar que o produto em questão atenda todas as características de sua especificação, identificando se estão de acordo com as necessidades do cliente.
Mas afinal, qual a função do processo de validação?
Esse processo possui a função de aprovar o produto para que o mesmo possa ser comercializado, reduzindo de forma significativa a possibilidade de um cliente final receber um produto com algum tipo de não-conformidade e identificar previamente os possíveis pontos críticos que ele irá enfrentar perante o concorrente.
As atividades relacionadas ao processo de validação devem, preferencialmente, ser realizadas por uma equipe que não participe do desenvolvimento do produto, possua um olhar de cliente e esteja exclusivamente focada em identificar as não conformidades, sugerindo o melhor para o mercado. Devido à sua importância e sua complexidade, a validação pode ser responsável por uma parcela considerável dos custos de um projeto, por isso, este assunto merece atenção por parte das organizações que desejam sucesso no desenvolvimento de produtos.
Um excelente planejamento de validação pode significar economia para um projeto, visto que a identificação de não conformidades no desenvolvimento do produto pode reduzir os custos de sua correção posterior, além de melhorar sua confiabilidade.
Afinal, quanto custa um problema em cliente?
Em algumas literaturas, estima-se que o custo de um problema é de cerca de 100 dólares por produto instalado em cliente. Agora imagine um cenário com 1000 unidades instaladas. Estamos falando de no mínimo 100.000 dólares de custo para realizar um recall em campo, além da imagem negativa que o produto irá apresentar para os seus clientes. Sendo assim, cabe um entendimento acerca do valor a ser investido nesse processo, onde encontrar a taxa de teste ideal é o grande desafio. O intervalo da ocorrência de detecção de uma não conformidade pode ser considerado um indicador de que o momento de encerrar os testes de validação chegou ao fim e, com isto, entende-se que a ocorrência de não conformidades não compensa mais o investimento em teste. Isto pode variar de projeto para projeto e de sua tolerância a falhas permitidas.
Quais os principais desafios de hoje na validação?
Ao refletirmos sobre os caminhos do processo de validação, precisamos ter em mente que a tecnologia tem avançado muito rápido e estamos correndo para nos manter atualizados.
Devido a esse fato, existe uma tendência de as empresas correrem contra o tempo para lançar seus produtos no mercado e não perder a janela de oportunidades que está aberta no momento. Porém, essa estratégia implica diretamente na validação do produto, pois, como esta é uma das últimas etapas do projeto, acaba sofrendo uma cobrança ainda maior.
Como um exemplo simples e prático, podemos utilizar o smartphone. Quem nunca teve problemas no seu smartphone e precisou fazer uma atualização de software para resolver? As empresas que atuam nesse ramo geralmente focam sua validação no projeto de hardware para depois lançar atualizações de software corrigindo os problemas identificados por usuários.
Nem todas as empresas podem realizar o processo citado anteriormente, por questões de segurança ou pela falta de recursos físicos e financeiros. Com isso, entramos na experiência da equipe e da base de testes especificados para serem realizados de acordo com o projeto de produto desenvolvido.
É importante deixar bem claro que não existe produto perfeito, apenas produtos que possuem menos probabilidade de apresentar problemas. Este é o papel da validação no desenvolvimento do projeto de um produto, e por isso tem vital importância.
Sobre o autor
Roberto Martiny entrou para a família Altus em 2003 como estagiário e, desde então, vem desenvolvendo sua trajetória na equipe de P&D. Hoje, ocupa a posição de Projetista de Produtos e Sistemas e atua no processo de validação dos produtos comercializados pela empresa.