Empresas do segmento Químico otimizam processos com tecnologia Altus

Empresas do segmento Químico otimizam processos com tecnologia Altus

20 Ago 2018

Desde nossa fundação, em 1982, temos desenvolvido tecnologias e soluções capazes de controlar e otimizar processos dos mais variados segmentos da indústria. Nosso método de criação é orientado ao cliente, suas demandas e necessidades; desta forma, os CLPs que fabricamos em nossa unidade de produtos ganham em alcance e versatilidade, podendo ser utilizados em aplicações de diferentes áreas. Delicado e de alto risco, o segmento Químico é uma destas áreas em que a tecnologia Altus tem contribuído com segurança, confiabilidade e alto desempenho.

Fábrica em Porto Feliz opera com tecnologia Nexto

Um de nossos tradicionais clientes neste mercado, uma multinacional especializada na fabricação e comercialização de plásticos e químicos intermediários, tem boa parte da sua fábrica de Porto Feliz/SP automatizada com tecnologia Altus. Recentemente, este índice foi elevado com a modernização do painel elétrico do estoque de pigmento amarelo, linha que era parcialmente controlada por equipamentos das séries AL-2000 e Quark. Com a modernização, o processo inteiro passou a ser automatizado, o que proporcionou melhor desempenho produtivo, redução de custos operacionais e do tempo de execução.

O projeto de atualização do sistema, desenvolvido e aplicado por nossos parceiros da Wectrus, empresa certificada pelo Programa de Certificação de Integradores Altus, utilizou a alta tecnologia da Série Nexto, nossa mais avançada linha de controladores programáveis, para automatizar o processo de transferência de produto da área de reação para o estoque. A modernização também potencializou o controle de nível e de vazão destes pontos da fábrica, entregando uma operação com menor custo e melhor performance. A experiência anterior da empresa e sua perspectiva positiva sobre a velocidade, capacidade de processamento e variedade de recursos de nossos produtos foi decisiva para que a empresa escolhesse a Altus como fornecedora tecnológica em mais este projeto.

Produtos Altus no processo produtivo da Etiq Plast

A Etiq Plast, fabricante de pinos plásticos para fixação de etiquetas, é outra empresa do segmento químico que tem utilizado a alta tecnologia embarcada em nossos produtos para otimizar seus processos produtivos. No primeiro semestre de 2018, a empresa modernizou as cinco linhas de produção de sua fábrica em Americana, cidade do interior de São Paulo, com controladores programáveis FBs e IHMs da série X2. Os produtos Altus são responsáveis pelo controle de operação e contagem de material no processo de preparação para embalagem da linha: enquanto a IHM é utilizada para inserção de receitas, onde é definido o modelo dos pinos e a quantidade de produto que será embalada, o módulo de célula de carga FBS-2LC pesa os pentes para que a CPU calcule a quantidade de material a ser expedido.

Nossos movimentos no mercado Químico

Nos últimos anos, temos buscado um aprofundamento no relacionamento com as empresas do segmento químico, demonstrando a elas como nossas novas soluções podem potencializar o desempenho de seus processos produtivos. Estas ações vão ao encontro dos movimentos estratégicos que temos realizado, como o desenvolvimento de tecnologias disruptivas e a cooperação com parceiras tecnológicas de áreas complementares. Estas providências são essenciais para que possamos seguir desenvolvendo soluções capazes de dar agilidade na comunicação entre máquinas e sistemas, velocidade para a tomada de decisão, segurança para dados e controle sobre tudo que acontece em laboratórios e plantas industriais.