Altus na Mercopar 2025: inovação e tecnologia para a indústria

Altus na Mercopar 2025: inovação e tecnologia para a indústria

Entre os dias 14 e 17 de outubro, a Altus tem presença confirmada na Mercopar 2025, a maior feira de negócios e inovação industrial da América Latina.  

Realizada anualmente em Caxias do Sul, na serra gaúcha, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, o evento é um palco fundamental para empresas que, assim como a Altus, impulsionam a transformação digital e a competitividade do setor. 

Promovida pelo Sebrae-RS em parceria com o Sistema FIERGS, a 34ª edição da Mercopar reafirma seu foco potencializado na conexão entre empresas e na geração de negócios de alto impacto, com uma estrutura robusta de rodadas de negócios para grandes corporações e micro e pequenas empresas (MPEs).  

A feira reúne líderes e inovações nos segmentos de metalmecânico, tecnologia da informação, energia, automação industrial, eletroeletrônico, entre vários outros, prometendo apresentar novas tendências. 


Atuando há mais de 40 anos no mercado de tecnologia para a indústria, a Altus demonstrará em seu estande produtos e soluções essenciais para atender às demandas da indústria inteligente, além de uma novidade no portfólio. 

As pessoas que visitarem o estande W20 poderão conferir de perto a tecnologia e a robustez das nossas principais séries de produtos com nossos especialistas, como: 

NX3008: uma CPU global para o seu negócio

A principal atração que levaremos será a NX3008, uma CPU de alto desempenho da linha Nexto NX de controladores. Com funcionalidades avançadas de segurança, alta capacidade para arquiteturas modulares conectada aos módulos NX e NJ, e virtualização, ela é uma solução completa para sistemas que requerem ampla conectividade, entregando desempenho e versatilidade para as mais variadas demandas. 

O mais avançado dispositivo Nexto NX possui 3 portas Ethernet, sendo uma do tipo Gigabit e duas com suporte ao protocolo PROFINET Controller, o que permite que o controlador seja utilizado em uma rede com arquitetura em anel MRP. 

Outra funcionalidade avançada disponível é sua plataforma Docker embarcada. O recurso, nativo na CPU, torna possível a virtualização de softwares. Isso dá mais versatilidade e velocidade a operação do sistema, pois permite o processamento de múltiplos dados dentro da própria CPU. 

Nexto XF: conectividade avançada, desempenho inteligente 

A nova linha XF como um todo se destaca pela alta densidade de módulos I/Os embarcados, oferecendo até 44 pontos integrados em um único controlador entre entradas e saídas digitais e analógicas, dependendo do modelo escolhido (consulte nossa equipe comercial no estande para verificar a disponibilidade dos produtos).   

Para aplicações que demandam mais pontos de I/O, o sistema pode ser facilmente expandido através de módulos de expansão acoplados ao barramento de alta velocidade. A flexibilidade se estende ainda mais com a capacidade de aumentar os pontos de I/O por meio de dispositivos remotos (distribuídos), que se comunicam via protocolos como CANopen, EtherNet/IP, PROFINET, EtherCAT e MODBUS.  

Essa combinação entre alta capacidade de processamento, baixo consumo energético, formato enxuto e ampla modularidade de I/Os, somada às opções robustas de expansão, torna a linha Nexto XF uma solução altamente versátil. Em nosso estande, você poderá conhecer o primeiro protótipo desenvolvido para essa nova linha de CLPs. 

Opere no universo IoT com a linha Nexto XP

Os CLPs compactos Nexto XP são a solução ideal para atender às demandas de ambientes altamente conectados. 

Com interfaces de comunicação Ethernet, Serial RS 485, CAN e USB embarcadas, esses CLPs contam com suporte a uma variada lista de protocolos de comunicação, como MODBUS TCP e RTU, PROFINET, CANopen, J-1939, IEC 60870-5-104, EtherNet/IP, OPC DA, OPC UA e MQTT. 

O modelo XP340 é uma solução compacta e de alta densidade de E/S, projetada para aplicações stand-alone e distribuídas. Seu design para montagem em trilho DIN o torna perfeito para espaços limitados em painéis de controle. O XP340 também conta com suporte a WebServer, ferramenta que permite a criação de telas de supervisão e monitoramento de aplicação sem a necessidade de usar um sistema SCADA.

Telemetria e alta conectividade com datalogger e gateway LoRa 

Criados para operar nos processos de monitoração e telemetria das mais diferentes áreas da indústria, o datalogger NL717 e o gateway LoRa GW700 atuam na coleta e transmissão de dados em instalações de geração de energia, estações hidrológicas e meteorológicas, entre outros sistemas que exigem coleta de dados de forma remota.  

Eles utilizam o protocolo de comunicação LoRa, tecnologia de radiocomunicação de longo alcance e baixo consumo de energia amplamente utilizada em várias aplicações do universo IoT. 

Assista ao vídeo abaixo para conhecer em detalhes esses equipamentos: 

Sistemas de E/S distribuídos para automação com a Série G 

A Série G, é uma série de Remotas I/O projetada para responder às demandas das mais modernas plantas industriais com alta tecnologia.  

Com uma arquitetura flexível, versátil e inteligente, a série destaca-se pela alta capacidade de escalabilidade, facilidade de manutenção e compatibilidade com múltiplos protocolos de comunicação. Este conjunto de características faz dos sistemas remotos da Série G uma solução altamente adaptável, capaz de operar em ambientes industriais complexos e variados, desde setores como manufatura e automotivo até instalações críticas em energia e infraestrutura. 

Garanta eficiência energética com o multimedidor PH3500 

O multimedidor PH3500 permite o monitoramento remoto do consumo de energia nas mais diversas aplicações, como rateio de energia em condomínios residenciais e comerciais, sistemas elétricos em pequenas e grandes indústrias, usinas de geração energética e outras instalações de distribuição de energia elétrica. 

Com capacidade de ser utilizado em aplicações de medição de tensão, corrente, frequência, potência, energia e demanda, esse equipamento tem medição de harmônicas de tensão e corrente até 31ª ordem e capacidade de registro em memória de massa de grandezas elétricas em geral. 

Veja um exemplo prático de aplicação que comprova o desempenho e a robustez desse equipamento em operação: Mega Goglio otimiza consumo energético com os multimedidores PH3500

Confiabilidade e resistência em drivers assíncronos de variadas potências 

Com alto desempenho e baixo consumo energético os inversores de frequência Optidrive se apresentam como uma solução com excelente custo-benefício para controle de máquinas e motores elétricos.

Com uma ampla gama de opções, os drivers multiuso das famílias Optidrive E3, Optidrive ECO e Optidrive P2 são indicados para o controle de motores assíncronos trifásicos de baixa potência.  

Recursos como controle preciso da velocidade, funções de otimização de energia e de suspensão e ativação garantem economia de energia para aplicações como climatização. Além disso, todos os produtos da família Optidrive Eco contam com suporte aos protocolos de comunicação BACnet e o MODBUS, recursos ideais para facilitar a instalação em sistemas prediais. 

Velocidade e economia para aplicações com as IHMs X2 e P2

As IHMs X2 fornecem um ponto de interação local e intuitivo para o controle e a visualização de processos. O design dos terminais é robusto e com uma estrutura mecânica feita de alumínio fundido que combina alta qualidade com leveza. A parte frontal é totalmente plana, o que facilita a limpeza e impede o acúmulo de poeira. 

A tela widescreen de 7 polegadas com tecnologia TFT oferece 30% a mais de área útil e possibilita o ajuste de brilho e alto contraste. O touchscreen resistivo tem uma vida útil de 1 milhão de toques, assegurando durabilidade e confiabilidade. 

Complementando a série X2, a série P2 de IHMs também se apresenta como uma solução robusta e confiável para aplicações industriais de operação e visualização. Projetada com hardware de alto desempenho e um design moderno, a flexibilidade da série P2 é evidenciada pela disponibilidade de modelos com e sem porta Ethernet, além do suporte a interfaces de comunicação serial e USB.  

Os modelos P2 também podem ser combinados com uma CPU na parte traseira, criando uma solução compacta e integrada de CLP+IHM, sendo ideal para aplicações de automação de pequeno e médio porte. Ambas as famílias X2 e P2 suportam acesso remoto via VNC, permitindo controle e monitoramento à distância.  

Complementando essas soluções, exibiremos em nosso estande transmissores de peso, motores de passo, servo drives e fontes de alimentação, demonstrando a versatilidade e integração das tecnologias Altus em diferentes aplicações.  

O futuro da indústria é inteligente e cada vez mais conectado. 
A Altus oferece a tecnologia necessária para preparar sua empresa para esse futuro. 

Compartilhe

Leia também