Produtos Xtorm recebem certificado IEC 60870-5-104 Server da CEPEL

Produtos Xtorm recebem certificado IEC 60870-5-104 Server da CEPEL

A essência inovadora da Altus e seus contínuos investimentos em pesquisa e desenvolvimento permitem à empresa fornecer equipamentos com alta tecnologia e em conformidade com as principais normas de segurança e de qualidade do mercado. Recentemente, os produtos da família Hadron Xtorm receberam do CEPEL – Centro de Pesquisa de Energia Elétrica criado através de uma sinergia entre Eletrobras, Chesf, Furnas, Eletronorte e Eletrosul – a certificação IEC 60870-5-104 Server, padrão que propicia um perfil de comunicação para o envio de mensagens entre dois sistemas elétricos por meio de uma rede TCP/IP. Esta conquista comprova a alta qualidade dos produtos Xtorm e seu elevado grau de conformidade com as principais normas exigidas pelo mercado nacional de Energia Elétrica.

Dividido em duas etapas, Testes de Conformidade e Testes de Desempenho, o processo de avaliação utiliza o SAGE – Sistema Aberto de Geração de Energia responsável pela supervisão, controle e gestão do sistema elétrico nacional – como Mestre de comunicação e a Hadron Xtorm como Escravo. Enquanto os Testes de Conformidade visam comprovar a compatibilidade entre as implementações do protocolo IEC 60870-5-104 na Hadron Xtorm e no SAGE, nos Testes de Desempenho o objetivo é estimar a performance da implementação do protocolo nas UTRs, considerando a estratégia de comunicação adotada no sistema nacional. Em nenhum dos testes realizados foram encontradas incompatibilidades entre os produtos Altus e o SAGE quanto às implementações do protocolo IEC 60870-5-104 adotadas nos dois sistemas.

Sobre a Hadron Xtorm

Criada para atender às exigentes demandas de segurança e robustez do mercado de Energia, a série de Unidades Terminais Remotas Hadron Xtorm atua como peça central de controle nos processos de Geração, Transmissão e Distribuição. Os produtos da família Xtorm contam com funcionalidades de destaque, como redundância de fontes de alimentação, redundância de CPUs em um bastidor, configurador para comunicação IEC 61850 (MMS e GOOSE) e IEC 60870-5-104 e atendimento ao submódulo 2.7 da ONS. Por ser uma solução de arquitetura modular, a Hadron Xtorm fornece uma grande variedade de módulos de entradas e saídas que, combinados com sua poderosa CPU de 32 bits e um barramento baseado em Ethernet determinística de alta velocidade, atendem aos requisitos de diversas aplicações.

Clique aqui e saiba mais sobre as UTRs da Série Hadron Xtorm.

Compartilhe

Leia também