CLP Nexto Xpress conta com suporte a modens Wifi e 3G/4G

CLP Nexto Xpress conta com suporte a modens Wifi e 3G/4G

19 Ago 2020

Se você já teve a oportunidade de utilizar um CLP Nexto Xpress, linha de controladores compactos da Série Nexto, sabe que a alta conectividade é um dos grandes destaques da solução. Criados para atender às demandas da Indústria 4.0, os produtos da solução possuem suporte a variados protocolos de comunicação, como MODBUS TCP Cliente/Servidor, EtherNet/IP Scanner, OPC DA, OPC UA e MQTT, e interfaces de comunicação Serial RS 485, CAN e USB. Agora, para dar ainda mais capacidade de conexão a estes modelos de CLP IoT ready, os equipamentos da família Xpress passam a contar com suporte a modem 3G/4G e adaptador WiFi.

A nova funcionalidade permite que os CLPs Nexto Xpress sejam conectados a redes sem fio, corporativas ou de operadoras de celular, onde quer que estejam. O recurso possibilita, por exemplo, que o controlador utilize a rede 3G/4G disponível na região para transmitir dados de unidades de processo distantes dos centros de comando, sem a necessidade de uma estrutura física dedicada. Outra possibilidade de aplicação é na comunicação com máquinas e dispositivos IoT que utilizem a mesma rede WiFi a qual o CLP está conectado, atributo comumente utilizado na conexão com o chão de fábrica em linhas de produção inteligentes.

Através desses novos acessórios, será possível comunicar via protocolo MQTT, acessar telas de monitoramento (Web Server) à distância e consultar bancos de dados. Além disso, o recurso possibilita ao operador se conectar remotamente ao Xpress para verificar diagnósticos, fazer upload ou download de novas aplicações pelo software MasterTool IEC XE.

Como posso ter acesso ao novo recurso?

Se você já possui um CLP Nexto Xpress e quer contar com a funcionalidade, não precisa fazer nenhum upgrade de hardware, basta atualizar o firmware do seu equipamento para a última versão disponível na Central de Downloads do nosso site. Com o firmware atualizado e o modem 3G/4G ou adaptador WiFi acoplado ao equipamento, você só precisa fazer um scan pela página Web de diagnósticos do controlador para conectá-lo a qualquer rede sem fio disponível. 

Quer saber os modelos de modem homologados para operar com os produtos? Acesse o manual do utilização das solução Nexto Xpress ou entre em contato com nossa equipe Comercial através do e-mail vendas@altus.com.br ou dos telefones (51) 3589-9514 e (11) 2039-1950.