O que é e porque você deve utilizar uma IHM na sua aplicação

O que é e porque você deve utilizar uma IHM na sua aplicação

30 Set 2020

Se você está iniciando seu aprendizado sobre automação e sistemas de controle, já deve ter ouvido o termo IHM. Sabe o que ele significa? Neste artigo vamos falar um pouco sobre o conceito de IHMs, para que esses recursos são utilizados e quais são as vantagens de ter um produto como este em sua máquina ou processo industrial.

Qual a função de uma IHM?

IHM é a sigla para Interface Homem Máquina. Como o próprio nome diz, o recurso atua como mediador da interação entre um operador e um sistema de automação. Na indústria, ela geralmente é utilizada em linhas de produção e em máquinas de propósitos variados. Nestes casos, elas são equipadas com receitas, registros de eventos, sistema de vídeo, alarmes, entre outras informações que demandam acesso imediato pelo operador.

Em um sistema de controle típico, existe um CLP central responsável pela coleta de dados provenientes de sensores e demais dispositivos de campo. A função da IHM é acessar o CLP, ler os dados coletados e projetá-los de forma visual para que o operador do sistema possa tomar uma decisão com base na situação real da máquina ou do processo. Após tomar a decisão, o operador pode realizar um comando na IHM para que ela faça o caminho contrário, levando informações ao CLP para que ele, então, altere algum aspecto do sistema de controle.

Ao utilizar uma IHM você pode:

  • Acompanhar em o tempo o processo de produção do seu negócio
  • Monitorar processos
  • Visualizar tendências, tags e dados
  • Monitorar entradas
  • Traduzir dados
  • Revisar processos
  • Monitorar Saídas
  • Receber diagnóstico de problemas e alarmes
  • Armazenar dados históricos de processo
  • Supervisionar KPI’s

Por que utilizar uma IHM?

As vantagens da utilização de uma IHM são muitas e variam de acordo com o objetivo da sua aplicação. Uma delas é o elevado grau de conectividade que esses equipamentos possuem. Grande parte das IHMs disponíveis no mercado contam com diversas interfaces de comunicação (USB, RS-232, RS-485, Wifi, 3G/4G, Ethernet) e suporte aos mais variados protocolos (MODBUS, PROFIBUS, PROFINET, OPC UA, EtherNet/IP, MQTT, entre outros). Esses recursos permitem que elas se comuniquem com praticamente todos os dispositivos inteligentes atuantes em uma rede de automação.

Outro grande diferencial das Interfaces Homem Máquina é sua facilidade de configuração e a alta capacidade de personalização de telas. É possível criar telas específicas com diferentes rotinas de monitoramento e controle para cada aspecto da aplicação à qual a IHM está conectada. Veja nestes dois tutoriais como utilizar scripts para controle de variáveiscomo criar um projeto com receitas nas IHMs da Série P2.

Por estarem sempre acessíveis, qualquer variação no processo comum de fabricação é prontamente informada ao operador da linha através de alarmes configurados nas telas. Isso acarreta na diminuição de perdas e, consequentemente, redução de custos gerais do processo.

Saiba como criar display de alarmes nas IHMs P2.

Além disso, também é possível agregar a essas funções o controle de níveis de acesso por usuário e senha, a fim de determinar a alcance de cada usuário à aplicação

Promoção de conjunto com CLP, IHM, fonte e switch

Velocidade, capacidade de interação e processamento avançado são elementos essenciais que agregam grande valor às mais variadas aplicações da Indústria 4.0.

Para que você possa extrair o máximo das suas máquinas e processos, preparamos uma OFERTA EXCLUSIVA com produtos capazes de aumentar a Conectividade e potencializar o Desempenho do seu negócio!

Clique aqui para acessar a página oficial da promoção, preencha o formulário para receber um orçamento e aproveite essa oferta exclusiva!