Novo sistema para SAA da CAGEPA opera com tecnologia Altus

Novo sistema para SAA da CAGEPA opera com tecnologia Altus

13 Nov 2020

Faz 30 anos que nossos engenheiros têm se dedicado a produzir tecnologia e a criar soluções específicas para aplicações de saneamento. Já é quase meio século auxiliando companhias de Sul a Norte do Brasil a melhorar a qualidade de vida da população através da otimização de seus sistemas de água e esgoto. Uma dessas empresas, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), buscou nos produtos Altus a robustez, flexibilidade e a disponibilidade necessárias para desenvolver um novo sistema para aplicação em suas unidades operacionais.

A CAGEPA atua em 87% dos municípios da Paraíba, onde é responsável pelo abastecimento de água em 194 sedes municipais e 24 distritos. O sistema, primeiramente instalado nas unidades de Pitimbú, Jacumã e Caaporã, foi concebido para ser a nova solução de custo reduzido para sistemas de abastecimento de água de pequeno e médio porte. A solução desenvolvida tem como objetivo reduzir os índices de perdas físicas no sistema, os custos operacionais e com insumos, melhorar a qualidade da água distribuída e, também, diminuir o consumo de energia elétrica.

A fim de atingir estas finalidades, o sistema de automação foi modelado para controlar o enchimento dos reservatórios e regularizar a pressão na rede de distribuição.


Onde entra a tecnologia Altus?

A aplicação desenvolvida utiliza uma IHM de 10” da família X2 BASE e remotas MODBUS para realizar o controle e o monitoramento em tempo real dos equipamentos e instrumentos de campo instalados nas unidades. A Série X2 de interfaces homem-máquina é uma plataforma verdadeiramente aberta, com hardware robusto e solução gráfica de alto desempenho. Neste projeto, a lógica aplicada aos critérios dos intertravamentos foi toda realizada apenas com as ferramentas de scripts, permitindo que a IHM atue sem a necessidade de utilizar um controlador programável.

Bruno Borba, Subgerente de Automação da Cagepa, destaca que as ferramentas utilizadas no projeto são equivalentes às aplicadas em sistemas de médio e grande porte, com software SCADA. “Isso serve para demonstrar a versatilidade da X2 e a fácil interação com o ambiente do IX Developer, que, destaco, é software gratuito”, afirma Bruno. “A utilização da X2 para o controle e monitoramento dos sistemas de pequeno porte se mostrou extremamente viável dos pontos de vista técnico e financeiro, pois atendeu em plenitude todos os requisitos que buscamos”, completa.

Outra funcionalidade notável das IHMs X2 e que foi fundamental na implementação do projeto é sua capacidade nativa de espelhamento remoto. O recurso permite que os técnicos de automação da companhia se conectem aos dispositivos através de VPNs, podendo, assim, realizar verificações e parametrizações nos sistemas. Esse artifício auxilia na redução do tempo de resposta em momentos de urgência e, sobretudo, diminui os custos com deslocamento para manutenção da unidade.

Conheça nossas soluções para saneamento no Encontro Técnico AESabesp

A Altus é uma das patrocinadoras do  31º Encontro Técnico AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente. Realizado entre os dias 24 e 26 de novembro, o congresso reunirá os maiores profissionais e especialistas em saneamento e meio ambiente para falar sobre as perspectivas do mercado para 2021, apresentar novas soluções e discutir o futuro do segmento. No dia 26, às 16:20, nosso colaborador Jones Clemente Camilo, Gerente de Negócios e Aplicações, irá apresentar uma palestra sobre Soluções 4.0 para automação de estações de tratamento de água e esgoto.

Inscreva-se no Encontro Técnico AESabesp e conheça nossas novas soluções para o mercado de saneamento!