Altus equipa laboratórios da Escola Liberato com unidades do CLP Nexto Xpress

Altus equipa laboratórios da Escola Liberato com unidades do CLP Nexto Xpress

24 Nov 2020

Desde a nossa fundação, em 1982, durante um curso de pós-graduação na UFRGS, temos cultivado um profundo e intenso relacionamento com a academia. Ao longo de nossos primeiros 38 anos de história, nos envolvemos em diferentes projetos de desenvolvimento e incentivo à educação, tanto com universidades quanto com escolas de formação técnica. Essa proximidade com as instituições de ensino nos permite manter contato com nossas raízes, participar de ações que geram inovação e, principalmente, ajudar no desenvolvimento técnico e social dos futuros profissionais da tecnologia.

Uma das instituições com as quais temos um contato muito próximo é a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, a Liberato. Localizada em Novo Hamburgo, cidade de região metropolitana de Porto Alegre/RS, a escola é um verdadeiro celeiro de talentos, tanto que, hoje, 20% das pessoas em nosso quadro de colaboradores teve sua formação técnica iniciada na fundação. A Altus, enquanto defensora da educação como ferramenta de transformação e grande incentivadora do desenvolvimento tecnológico nacional, contribui com a formação dos jovens estudantes da instituição ministrando cursos e palestras, patrocinando eventos de fomento à inovação e fornecendo equipamentos para os laboratórios de aulas práticas.

Desde a linha Ponto, passando pela família Duo até a consagrada Série Nexto, todos os estudantes de eletrônica e eletrotécnica diplomados pela Liberato nos últimos 15 anos tiveram a experiência de programar um CLP desenvolvido e produzido pela Altus. Agora, para dar continuidade a essa tradição de proporcionar os primeiros contatos de futuros profissionais com tecnologia de padrão mundial, fizemos uma nova doação à instituição: 13 unidades do CLP XP340, modelo mais completo da família Nexto Xpress, com Web Server embarcado e recursos avançados de comunicação. Os novos controladores IoT Ready da Altus serão utilizados nas aulas práticas para que os alunos cheguem mais preparados ao mercado de trabalho e com experiência real de programação, utilização e manutenção de equipamentos de automação.

No começo de outubro, nossos colaboradores Mateus Rockenbach e Augusto Hafemeister, dois ex-alunos da Liberato e grandes idealizadores dessa ação, estiveram na escola para fazer a entrega dos equipamentos. A estimativa é de que cerca de 3.500 alunos passem pelos laboratórios da instituição nos próximos 15 anos. São 3.500 futuros profissionais formados através da tecnologia Altus que chegarão ainda mais preparados ao mercado de trabalho!