Conheça o HX6065, novo módulo de medição AC da Série Hadron Xtorm

Conheça o HX6065, novo módulo de medição AC da Série Hadron Xtorm

05 Jan 2021

2021 mal começou e a Altus já tem uma novidade fresquinha para lhe apresentar. Concebidas para atender aos requisitos das normas internacionais IEC 61850 e IEC 61131-3, as Unidades Terminais Remotas da Série Hadron Xtorm garantem disponibilidade e estabilidade para aplicações de Energia Elétrica. Com um extenso histórico de utilização em projetos de Geração, Transmissão e Distribuição, a família agora ganha um novo integrante para dar mais flexibilidade aos processos de medição e regulação de grandezas.

Conheça o HX6065, novo módulo misto para medição AC/4S Tensão/Corrente da Altus. O equipamento conta com 3 entradas de medição de tensão AC, 1 entrada adicional de tensão AC para sincronismo e 4 entradas de medição de corrente AC. Além destes recursos, o produto desenvolvido pelos especialistas de nossa equipe de P&D ainda possui 4 saídas analógicas para utilização em demandas de controle que podem ser configuradas individualmente, via software, como saídas de tensão ou corrente, em diferentes escalas.

Por que você de utilizar o módulo de medição HX6065?

O novo módulo de medição HX6065 permite a conexão de transformadores de potencial (TP) e transformadores de corrente (TC) direto em um barramento Hadron Xtorm, dispensando o uso de conversores de sinal. Este recurso é altamente relevante para projetos de automação por diminuir os custos de implementação do sistema (uma vez que não é necessário utilizar equipamentos externos para conversão de sinal). Ao optar pelo novo módulo o usuário ainda aumenta a precisão na medição de grandezas e reduz o tempo de resposta da mesma.

Além de medir tensão e corrente, como seria permitido pelo conversor externo, o módulo HX6065 ainda calcula diversas grandezas derivadas a partir das 4 saídas analógicas de tensão ou corrente, tais como potência ativa e reativa, frequência, ângulos entre fases de tensão, entre outras. Esse recurso, em conjunto com as demais funcionalidades do equipamento, permite que o produto seja utilizado tanto em reguladores de tensão de geradores e no seu sincronismo com a linha de transmissão quanto na medição de tensão, corrente e grandezas derivadas. Além disso, a presença das saídas analógicas também possibilita a sua utilização em aplicação gerais de controle.

Onde o produto já foi utilizado?

Apesar de novo, o equipamento já está sendo utilizado em aplicações de diferentes clientes do segmento de energia elétrica. Recentemente, a CHESF, uma das principais concessionárias de eletricidade do Brasil, utilizou a UTR Hadron Xtorm com o HX6065 em um conjunto de reguladores de tensão de dois geradores localizados nas usinas de Paulo Afonso IV (PA4) e Luiz Gonzaga (ULG). Já a CEMIG, Companhia Energética de Minas Gerais, fez uso do módulo na aplicação de controle do sistema de vibração da UHE Queimado, empreendimento para geração de energia localizado no Rio Preto.


Hadron Xtorm: robustez e desempenho para processos GTD

Concebidas com base nas normas internacionais IEC 61850 e IEC 61131-3, as Unidades Terminais Remotas (UTR’s) da Série Hadron Xtorm possuem funcionalidades de destaque para processos de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Os produtos da família contam com redundância de fontes de alimentação, redundância de CPUs em um bastidor, protocolos DNP3 e IEC 61850 (MMS e GOOSE), atendimento ao submódulo 2.7 da ONS, entre outros. Clique aqui para fazer o download do catálogo oficial da família e conheça em detalhes os produtos da Série Hadron Xtorm.

Caso tenha alguma dúvida ou queira mais informações sobre os produtos Altus, entre em contato com nossa equipe de vendas através dos e-mails vendas@altus.com.br e vendassp@altus.com.br ou pelos telefones (51) 3589-9514 e (11) 2039-1950.