CLP Nexto Xpress automatiza sistema de controle de bombas de companhia em MG

CLP Nexto Xpress automatiza sistema de controle de bombas de companhia em MG

04 Mar 2021

Atuando há mais de 30 anos no mercado de saneamento, nós, aqui na Altus, temos a experiência necessária para criar produtos e desenvolver soluções para atender às demandas específicas do setor. Essa expertise nos permite auxiliar companhias de Sul a Norte do Brasil a melhorar a qualidade de vida da população através da otimização de seus sistemas de água e esgoto. Uma dessas empresas, responsável pelo sistema de tratamento de água potável na cidade de Buritizeiro/MG, buscou no CLP Nexto Xpress a flexibilidade e a disponibilidade necessárias para desenvolver o novo sistema de controle de bombas de uma de suas unidades de abastecimento.

Parceria local e diferenciais do CLP Nexto Xpress

O sistema desenvolvido e implementado pela Giga Automação, integrador certificado pelo INTEGRA – Programa de Certificação de Integradores Altus, utiliza a tecnologia do CLP XP325, um dos modelos mais avançados da família Nexto Xpress de controladores programáveis, para monitorar as variáveis de processo e comandar, através do protocolo Modbus TCP/IP, o soft starter responsável pelo acionamento das 3 bombas utilizadas na arquitetura, uma de 15cv e duas de 7,5cv. Nesta aplicação, o controlador Xpress foi inserido como cliente dos dispositivos de campo que fazem parte do processo de controle de bombas e como servidor do CLP responsável por comandar o sistema de controle de toda a unidade.

Painel com Nexto XpressA capacidade de atuar como cliente e servidor MODBUS ao mesmo tempo permite que os produtos Nexto Xpress sejam instalados em uma rede que já possui outro CLP atuando como cliente, sem interferir na estrutura existente. Esse fator, aliado à sua interface Ethernet muiltiprotocolo, que permite ao XP325 comunicar-se em diferentes protocolos simultaneamente, foram os diferenciais que fizeram com que ele fosse a solução escolhida para esta aplicação. 

Conheça outros protocolos IoT disponíveis nos CLPs Nexto Xpress.


Economia e disponibilidade com a tecnologia Altus

Neste projeto, o CLP Xpress também opera na comunicação entre a unidade de abastecimento e o centro de controle da concessionária. Desta forma, a aplicação permite que os operadores da empresa acionem as bombas da unidade e monitorem variáveis de processo, como nível de água no reservatório, elevação e pressão da rede de abastecimento, diretamente do centro de controle. Veja outro caso com o CLP Nexto Xpress onde ele também foi utilizado para fazer a comunicação entre a unidade de tratamento de água e o o centro de controle e operações

A solução aplicada aumentou a vazão e equilibrou a pressão da água que chega na casa dos consumidores, acabando com os problemas de indisponibilidade de água na região. Além disso, a centralização das ações também resultou em uma grande economia de tempo e custos, uma vez que o operador não precisa se deslocar bairro a bairro para fazer a coleta das variáveis do sistema.

Promoção SCADA BluePlant + CLP Nexto Xpress

Com recursos nativos do universo IoT, o SCADA BluePlant e o CLP Nexto Xpress formam uma solução completa para agregar alta conectividade aos sistemas de CONTROLE e SUPERVISÃO das suas aplicações.

E se você pudesse adquirir um conjunto formado por estes dois produtos a um preço extremamente reduzido

Este mês, estamos com uma oferta imperdível, uma promoção especial com equipamentos que lhe permitirão criar soluções DINÂMICAS e INTUITIVAS para o seu negócio e para as mais variadas aplicações IoT.

Clique aqui para acessar a página oficial da promoção, preencha o formulário para receber um orçamento e aproveite esta oferta especial!