O que é um datalogger e por que você deveria utilizá-lo em sua aplicação?

O que é um datalogger e por que você deveria utilizá-lo em sua aplicação?

23 Mar 2021

Cada vez mais a tecnologia vem transformando as práticas da indústria, principalmente no que tange ao setor de produção. A competitividade das organizações está intimamente ligada à otimização dos processos produtivos e o controle sobre cada aspecto dessa cadeia. Para propiciar um ambiente coeso e operando de forma alinhada e 100% funcional, é extremamente importante ter uma rotina precisa de monitoramento e coleta dados, o que permite que tomadores de decisão tenham informações reais sobre o estado da planta e realizem correções pontuais em seus processos.

Essa coleta de dados pode ser realizada através de diferentes tipos de instrumentos que chamamos de dataloggers.

O que é e para que serve um datalogger

Datalogger, como o próprio nome sugere, é um registrador de dados, um dispositivo eletrônico que monitora e registra dados em tempo real ao longo do tempo ou em relação a uma determinada posição geográfica. Geralmente utilizado em aplicações para medição de longo prazo, o equipamento faz uso de instrumentos para coletar informações de variáveis de campo, como tensão, temperatura, corrente, entre outras. Essas informações permitem determinar o comportamento de uma variável ao longo do tempo, recurso utilizado na indústria para fazer uma avaliação histórica da evolução de um aspecto específico do processo produtivo.

Indicado para os mais diferentes processos que demandam algum tipo de automação, um datalogger pode ser utilizado em aplicações meteorológicas, para medição do nível de chuva e análise de parâmetros atmosféricos; laboratoriais, para manter estáveis a temperatura e a umidade das amostras; na indústria de processos, registrando dados de máquinas para fins de diagnóstico ou para identificar áreas de economia de energia; entre outras muitas finalidades, como na monitoração de:

  • Níveis de temperatura e umidade em ambientes de fabricação, instalações de armazenamento, hospitais e outras instalações públicas
  • Condições de HVAC em instalações industriais e comerciais
  • Condições de cultivo em estufas e fazendas e a temperatura dos alimentos em todas as etapas do processamento e transporte
  • Condições ambientais dos produtos farmacêuticos durante a fabricação e o armazenamento

Para aplicações mais simples que utilizam apenas um ou dois canais de monitoramento, é comum o uso de dataloggers com baixo nível de processamento e armazenamento de dados. Porém, para aplicações mais complexas, com um grande volume de variáveis de controle e alta demanda por exatidão e disponibilidade, é cada vez mais comum a utilização de CLPs para realizar esse tipo de tarefa.

Como utilizar o Nexto Xpress como DataLogger

Historicamente, os registradores de dados evitam os padrões de comunicação mais comuns do setor de automação, como Modbus TCP/IP e CANopen. No entanto, isso está mudando e a adoção dessas interfaces está aumentando cada vez mais. Por contar com suporte a uma ampla variedade de protocolos de comunicação, rápido processamento de dados e um excelente custo-benefício para o mercado de pequenas e médias aplicações, os CLPs compactos da solução Nexto Xpress estão preparados para suprir essa crescente demanda do mercado.

Os produtos da família Xpress, assim como os demais controladores programáveis da Série Nexto, podem atuar como dataloggers através de uma biblioteca de função criada por nossa equipe de especialistas. O recurso permite ao usuário criar seus próprios registros de dados e gravar em arquivos de log na memória interna da CPU ou em um pendrive acoplado à interface USB do Nexto Xpress. 

A funcionalidade não é embarcada de forma nativa nos controladores da Altus, mas pode ser configurada de uma maneira extremamente simples através do MasterTool IEC XE, software de programação dos CLPs Nexto. 

Em nossa Base de Conhecimento, disponibilizamos um tutorial que mostra o passo a passo de como utilizar o bloco de função Datalogger.

Se você quiser aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre CLPs e dataloggers, indicamos que assista ao webinar Seu PLC pode ser um datalogger, disponível no canal da Altus no YouTube. Nele, você irá aprender de forma rápida e didática como configurar o bloco de função para utilizar este recurso no seu no CLP Nexto.

Promoção SCADA BluePlant + CLP Nexto Xpress

Com recursos nativos do universo IoT, o SCADA BluePlant e o CLP Nexto Xpress formam uma solução completa para agregar alta conectividade aos sistemas de CONTROLE e SUPERVISÃO das suas aplicações.

E se você pudesse adquirir um conjunto formado por estes dois produtos a um preço extremamente reduzido

Este mês, estamos com uma oferta imperdível, uma promoção especial com equipamentos que lhe permitirão criar soluções DINÂMICAS e INTUITIVAS para o seu negócio e para as mais variadas aplicações IoT.

Clique aqui para acessar a página oficial da promoção, preencha o formulário para receber um orçamento e aproveite esta oferta especial!