O que é um CLP e quando utilizá-lo?

O que é um CLP e quando utilizá-lo?

07 Abr 2021

O crescimento e o desenvolvimento da tecnologia e dos dispositivos contribuiu para ampliar as possibilidades de otimização produtiva da indústria. Atualmente, grandes maquinários podem ser comandados através de um simples software de computador ou de um pequeno equipamento, o que resulta em menos ocupação de espaço e na redução dos custos de operação. Um exemplo desse tipo de dispositivo é o CLP.

O que é um CLP?

Abreviação de Controlador Lógico Programável, o CLP é um dispositivo eletrônico com hardware e software que permite comandar aplicações industriais. Ou seja, é um produto similar a um computador onde se é possível inserir um comando para realizar atividades industriais específicas. Ele também pode ser conhecido como PLC, sigla em inglês para Programmable Logic Controller.

O CLP pode ser considerado um dispositivo multifuncional, já que cada unidade pode abrigar um programa diferente, com funcionamentos, comandos e atividades variadas, necessários para o acionamento e monitoramento dos processos de uma empresa. Dentre os seus componentes estão o processador, a memória, a fonte de alimentação, os módulos de entrada e de saída e os dispositivos de programação.

Softwares específicos desenvolvidos pelos usuários permitem que o CLP possa ser utilizado em aplicações para automação, controle e monitoramento de processos e máquinas de diferentes tipos e complexidades. Ele também é mais resistente que um computador tradicional e suporta condições extremas, como alteração de temperaturas e ambientes agressivos.

O surgimento do primeiro CLP 

No séc. XVIII, a Revolução Industrial começou a promover a substituição da mão de obra manual pela força mecânica. A automação dos processos trouxe um novo significado para a criação e produção de dispositivos e produtos. A necessidade de padronizá-los fez com que as máquinas precisassem, aos poucos, de algum tipo de tecnologia para controlar os sistemas de execução.

Desde os reguladores centrífugos desenvolvidos por James Watt, passando pelos reguladores eletrônicos criados com tecnologia analógica, e a substituição por relés e por contatores, chegamos até a década de 1960. Nela, as empresas automobilísticas perceberam a necessidade do mercado de produzir carros em massa, sem seguir um padrão único, podendo modificar as cores e configurações em uma linha de produção.

A General Motors (GM) passou a ter como propósito confeccionar um produto que proporcionasse essa versatilidade e rapidez de processo, que substituísse os relés e permitisse fazer modificações rápidas no processo produtivo. No entanto, foi somente no final da década que surgiu o primeiro dispositivo de computação que atendeu às especificações da GM para a linha de produção automobilística. Assim, a empresa norte-americana Bedford Associate lançou, em 1968, o primeiro CLP chamado MODICON 084 (Modular Digital Controller).  

Quando utilizar um controlador programável?

Os CLPs podem ser utilizados em qualquer processo industrial mecanizado. Eles são capazes de controlar funções industriais que armazenam informações e instruções para que o maquinário desempenhe as atividades da melhor forma possível. Não são limitados somente à indústria, existem diversas instalações residenciais e comerciais que utilizam o dispositivo.

Na automação industrial, por exemplo, podemos aplicá-los em linhas de montagem de carros, nas caldeiras de uma planta metalúrgica, no sistema de extração de óleo de fábricas de beneficiamento de grãos, até em plataformas de exploração de petróleo. Outras aplicações dos CLPs também podem ser em elevadores, na captação, tratamento e distribuição de água, bem como em máquinas que realizam processos de empacotamento e processamento de alimentos. Em suma, CLPs podem ser utilizados para o controle e gestão da maioria dos processos da indústria. 

Os pontos positivos de utilizar um CLP no seu negócio envolvem a redução de custos com máquinas e pessoas, a facilidade de configuração de acordo com uma necessidade específica, a melhora do funcionamento da sua empresa e o monitoramento on-line, que lhe permite verificar os processos em diferentes lugares ao mesmo tempo.

Conheça os CLPs da Altus

Para atender às demandas de processos de automação, a Altus possui uma ampla oferta de Controladores Lógicos Programáveis, como os da Série Nexto, Nexto Xpress, Nexto Jet, Série Ponto, Série FBs e da Série Duo. Atuando há quase quatro décadas no mercado de automação mundial, a tecnologia dos produtos Altus entrega desempenho e alta conectividade com excelente custo benefício.

Clique aqui e faça o download de nosso catálogo de produtos para saber um pouco mais sobre os CLPs comercializados pela Altus.

Promoção SCADA BluePlant + CLP Nexto Xpress

Com recursos nativos do universo IoT, o SCADA BluePlant e o CLP Nexto Xpress formam uma solução completa para agregar alta conectividade aos sistemas de CONTROLE e SUPERVISÃO das suas aplicações.

E se você pudesse adquirir um conjunto formado por estes dois produtos a um preço reduzido

Este mês, estamos com uma oferta imperdível, uma promoção especial com equipamentos que lhe permitirão criar soluções DINÂMICAS e INTUITIVAS para o seu negócio e para as mais variadas aplicações IoT.

Clique aqui para acessar a página oficial da promoção, preencha o formulário para receber um orçamento e aproveite esta oferta especial!