Bancadas didáticas do SENAI utilizam a tecnologia do CLP Nexto Xpress

Bancadas didáticas do SENAI utilizam a tecnologia do CLP Nexto Xpress

01 Jul 2021

Nós, aqui na Altus, acreditamos na educação como um fator de mudança. Por isso, nos envolvemos em diferentes iniciativas de incentivo à capacitação técnica de estudantes e jovens profissionais, um meio para que eles tenham a oportunidade de mudar sua realidade. Uma das instituições de ensino com a qual temos um longo e importante relacionamento é o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Muitas das escolas e faculdades do grupo contam com laboratórios técnicos equipados com CLPs, IHMs e outros equipamentos de alta tecnologia fornecidos pela Altus.

CLP Nexto Xpress em bancadas e painéis didáticos

Entre os projetos mais recentes, estão o fornecimento de produtos para a confecção de bancadas e painéis didáticos produzidos pela Connect4 Automation, empresa especializada no desenvolvimento de kits e soluções para treinamento e capacitação técnica. Localizada na região do ABC Paulista, a companhia utiliza a tecnologia Altus em seus produtos desde 2018, quando realizou o primeiro fornecimento para o SENAI de São Paulo. As duas bancadas pneumáticas desenvolvidas para os cursos de automação e mecatrônica foram projetadas tendo como peças principais o controlador XP325, um dos modelos mais avançados da família de CLPs IoT ready Nexto Xpress, e a IHM X2-BASE-7.

Outro projeto onde o CLP XP325 também foi utilizado como peça central foi na montagem de 23 bancadas didáticas desenvolvidas para o SENAI-RS e instaladas em laboratórios técnicos de 17 escolas em diferentes cidades do território gaúcho. Com uma ampla variedade de interfaces de comunicação e suporte aos protocolos mais utilizados do mercado, os controladores Nexto Xpress possuem um alto índice de conectividade, o que permite que interajam de forma plena com o software de simulação utilizado nas bancadas. Essa característica foi essencial para o sucesso do projeto, uma vez que os equipamentos têm sido utilizados para aulas online durante a pandemia de COVID-19.

Os CLPs compactos da família de produtos mais avançada da Altus também foram aplicados em outro fornecimento para o SENAI-SP, desta vez na confecção de painéis industriais didáticos. Para este projeto, o controlador escolhido foi o XP340, modelo da família Nexto Xpress com grande densidade de pontos de E/S e suporte a desenvolvimento de páginas web. Ao total, foram utilizados 13 conjuntos formados pelo CLP XP340 e a IHM X2-BASE-7. Os painéis foram instalados em duas escolas SENAI, uma na cidade de Taubaté e outra na centro de treinamento Volkswagen, situado dentro da fábrica da Volks de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

O futuro da parceria

Marcelo Pereira, um dos sócios da Connect4 Automation destaca o alinhamento tecnológico dos produtos Nexto Xpress como o fator essencial que fez nossos CLPs compactos serem escolhidos para estes projetos. “A Altus capturou perfeitamente as necessidades do mercado, a aceitação do Xpress é muito boa”, afirma. Marcelo também enumera como diferenciais dos equipamentos a disponibilidade de E/S analógicos e digitais integradas, a ampla variedade de protocolos de comunicação disponíveis, o webserver embarcado (disponível no modelo XP340) e o ambiente de programação CODESYS com licença gratuita – característica que torna os controladores da Altus “extremamente competitivos”.

Além dos projetos citados com escolas em São Paulo e no Rio Grande do Sul, a parceria entre Altus e Connect4 já trabalha na otimização dos laboratórios técnicos de outras instituições de ensino no Sudeste e Nordeste brasileiros. Em breve, o SENAI Jacareí, no interior do estado de São Paulo, receberá novas bancadas hidráulicas com o CLP XP325 para controle proporcional e monitoramento. Já o SENAI Pernambuco encomendou a confecção de 10 novas bancadas duplas equipadas com 10 CLPs XP340, sendo cinco para desenvolvimento de projetos em automação pneumática e cinco para o laboratório de hidráulica, ambas em ambiente WEB permitindo o acesso aos experimentos de forma digital, bem como a monitoração de variáveis digitais e analógicas  através de dispositivos móveis.