Centro 4.0 do SENAI utiliza tecnologia Altus para capacitação de alunos e jovens profissionais

Centro 4.0 do SENAI utiliza tecnologia Altus para capacitação de alunos e jovens profissionais

18 Ago 2021

Como não cansamos de afirmar, a educação é uma de nossas principais bandeiras. Somos uma grande incentivadora do desenvolvimento tecnológico nacional e, por isso, engajamos em diferentes projetos a fim de estimular a pesquisa científica e auxiliar no processo de formação de estudantes e jovens profissionais. Uma das últimas iniciativas com as quais engajamos foi na montagem do Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0 do SENAI Minas Gerais, um empreendimento para fomentar a jornada 4.0 na indústria nacional.

A tecnologia Altus está presente neste projeto em duas frentes diferentes. Uma delas é na linha de produção desenvolvida para a Fábrica 4.0, espinha dorsal do Centro. O processo conta com um CLP NX3005, modelo da Série Nexto de controladores programáveis com fonte integrada e webserver embarcado, responsável por rodar as lógicas de integração entre os vários dispositivos que fazem parte da estação de montagem. Além disso, o controlador utiliza uma rede MODBUS TCP para comunicar com o BluePlant, software supervisório responsável pela troca de receitas do processo de pick to light.

O outro segmento em que a tecnologia Altus pode ser encontrada são os laboratórios técnicos. Nossos produtos são parte integrantes e fundamentais das jigas didáticas de sensoriamento, conectividade e integração do Centro 4.0. A unidade de simulação e testes conta com uma IHM X2-BASE de 10 polegadas, um CLP IoT ready XP325 da linha Nexto Xpress, um switch da Série Connect e uma TOSIBOX, solução de acesso remoto seguro. O recurso, que estará disponível em 14 unidades do SENAI Minas Gerais ao longo de 2021, será utilizado para práticas da Indústria 4.0, como comunicação com redes OPC UA, MODBUS TCP e demais padrões, integração com a nuvem, acesso remoto, entre outros recursos.

O diferencial da tecnologia Altus

Ricardo Aloysio e Silva, Gerente de Educação e Tecnologia do SENAI MG, afirma que a instituição está muito satisfeita com a Altus, tanto em relação aos serviços quanto ao portfólio de produtos. “Escolhemos seus produtos devido ao seu alinhamento com as tecnologias habilitadoras para a indústria 4.0, constante atualização, qualidade e um excelente suporte”, declara. Segundo o gerente, a Altus traz conectividade, segurança e inovação por meio da atualização constate dos seus produtos, disponibilizando “os mais atuais protocolos de comunicação para IIoT e features de segurança para as redes de TI e TA”, confirma.

Ricardo ainda declara que a instituição pretende seguir estreitando a relação com a Altus e fortalecendo cada vez mais essa parceria, que vai além dos negócios. “A Altus vem se posicionando como uma grande parceira educacional, incentiva o desenvolvimento tecnológico e proporciona aos estudantes o contato com tecnologia de ponta e principalmente com as grandes novidades tecnológicas no que tange a Industria 4.0”, finaliza.

Conheça um pouco mais sobre o Centro 4.0

Único espaço no país dedicado exclusivamente à tecnologia 4.0, o Centro conta com estruturas organizadas para atuar de ponta a ponta no processo industrial. Além de oferecer serviços técnicos, projetos específicos e treinamentos correlacionados, o centro também conta com programas de consultoria tecnológica, de desenvolvimento e de testes de soluções integradoras.

Fábrica 4.0

A Fábrica 4.0 é uma fábrica modelo que contempla todos os processos da indústria: manuais, mecanizados e automatizados, todos com tecnologia 4.0 embarcados. São equipamentos industriais em que é possível embarcar e integrar tecnologias 4.0 de forma flexível e aplicada a processos automatizados, mecanizados e de montagens manuais, o que torna o Centro 4.0 do SENAI-MG único no Brasil.

Senai Lab

Laboratório desenvolvido para a criação, experimentação, prototipagem, compartilhamento, trabalho em conjunto, interação com startups, projetos integradores e espaço de inovação aberto.

Laboratórios de Tecnologias de Automação e Informação

Ambiente completo nas tecnologias de automação industrial e redes industriais, suportando práticas de integração de equipamentos entre diversos fabricantes por meio de infraestrutura de tecnologia de informação industrial. Possibilita a realização de práticas em conceitos de visão de máquina, automação avançada, componentes eletropneumáticos e tecnologias de instrumentação.

Laboratório de IoT e Cloud

Espaço criado para realizar estudos, implementar e formar profissionais especializados nas tecnologias de Soluções Internet of Things (IoT), em sistemas embarcados, retrofit, monitorar processos industriais, utilizar RFID (Radio Frequency Identification) e comunicação com a nuvem. Além de oferecer soluções digitais como o desenvolvimento de aplicativos, simulação computacional, big data analytics, realidade aumentada e cybersecurity.

Lean Manufacturing

Voltado para treinamento do sistema enxuto de manufatura que busca reduzir desperdícios enquanto aumenta a produtividade e a qualidade, dando uma visão de processos eficientes e sem desperdícios também tem um espaço.

Laboratórios de Simulação digital

Laboratório de alta performance equipado com workstation dedicadas, destinado às práticas de digitalização e simulação. Equipado com computadores e softwares para modelagem 3D e simulação de funcionamento de máquinas e equipamentos. Possibilita a simulação de processos e plantas industriais além do comissionamento virtual utilizando óculos de realidade virtual e aumentada.

Laboratórios de Programação e Analytics

Laboratório de alta performance equipado com workstation dedicadas,  destinado ao exercício de competências de programação e construção de soluções inteligentes. Possibilita a programação de hardwares de prototipagem eletrônica como Arduíno e Raspberry, programação de aplicações web para soluções de Nuvem e IoT e para dispositivos de realidade aumentada como óculos AR VUZIX M400, celulares e tablets. O ambiente também suporta a prática de criação de soluções de machine learning e inteligência artificial para Big Data.

Série Training Box – conheça as soluções didáticas da Altus

Com recursos que permitem realizar simulações de elementos presentes nos mais variados sistemas de automação industrial, as maletas Training Box da Altus são uma solução didática completa para laboratórios de pesquisa e treinamento de empresas e de instituições de ensino. Além das já tradicionais TB130 e TB131, fabricadas com os CLPs da Série Duo, a família também conta com a TB340, modelo de Training Box com CLP Nexto Xpress embarcado, opção de alta tecnologia que permite aos usuários explorar os novos conceitos da Indústria 4.0 e da Internet das Coisas (IoT).

A solução tem como unidade central um controlador programável XP340, CLP de alta velocidade e com elevado nível de conectividade. Modelo mais avançado da linha Nexto Xpress, o produto conta com uma porta Ethernet com suporte a diversos protocolos, como MODBUS TCP, EtherNet/IP Scanner, IEC 104, OPC DA, OPC UA e MQTT, uma porta USB com adaptador Wifi para desenvolvimento de aplicações IoT, uma interface CAN para comunicações CANopen ou protocolos proprietários e um canal serial RS-485 com MODBUS RTU. O controlador ainda possui suporte a Web Server, ferramenta que permite a criação de telas de supervisão e monitoramento de aplicação sem a necessidade de usar um sistema SCADA.

Quer saber mais sobre as Training Boxes da Altus? Fale com nossa equipe comercial através dos contatos abaixo:

Região Sul e Centro Oeste – vendas@altus.com.br ou (51) 3589-9514

Demais regiões – vendassp@altus.com.br ou (11) 2039-1950