Papel e Celulose

Solução de controle e supervisão para unidade de produção

Uma importante empresa brasileira do segmento de papel e celulose identificou na Altus o potencial tecnológico necessário para atualizar a planta de automação responsável pelo gerenciamento do sistema de evaporação em uma de suas unidades industriais.

Controle preciso e supervisão remota de processos produtivos

Utilizando os controladores programáveis da Série NX, o projeto desenvolvido é responsável por controlar a etapa de pré-evaporação da unidade, que tem a função de mudar a concentração de partículas sólidas do Licor Preto extraído da madeira.

A solução desenvolvida pela Altus utilizou um controlador programável NX3020 com 136 pontos E/S (64 EA, 24 SA, 32 ED e 16 SD) comunicando através do protocolo MODBUS TCP, características para uso intenso de contadores. A aplicação ainda manteve alguns dos equipamentos QK801 e AL-600 que já vinham sendo utilizados no sistema de automação prévio da planta.
Alta confiabilidade

Alta confiabilidade

Eliminação de falhas de comunicação ou quedas de sistema com os controladores programáveis da Série NX

Operação remota

Operação remota

Redução de riscos humanos de operação local e otimização do tempo de resposta da operação em emergências

Informações centralizadas

Informações centralizadas

O sistema também propicia uma melhor centralização de todas as informações referentes ao uso de recursos naturais

Aplicação com CLP Nexto

Aplicação com CLP Nexto

Sistema Nexto para coleta e tratamento de dados, bem como comunicação e operação dos dispositivos da planta

Mais disponibilidade com recursos avançados e diagnóstico preciso

Mais disponibilidade com recursos avançados e diagnóstico preciso

A manutenção simples, possibilitada pelas funções OTD (One Touch Diag), que apresenta diagnósticos rápidos no visor frontal do equipamento, e ESP (Easy Plug System), um mecanismo prático e seguro de inserção e extração de módulos E/S, além da facilidade de integração com os protocolos de comunicação nativos da série, como o PROFIBUS e o MODBUS, faz dos controladores da Série NX a melhor escolha para substituir os equipamentos de automação legados.