Linha de Produtos
Uma combinação exclusiva de equipamentos que aliam alto desempenho e competitividade para superar os desafios da Indústria 4.0
Uma combinação exclusiva de equipamentos que aliam alto desempenho e competitividade para superar os desafios da Indústria 4.0
Temos o know-how necessário para fornecer sistemas integrados para as mais variadas demandas do mercado industrial.
Conheça nossas soluções e descubra como nossa expertise pode ajudar a potencializar o desempenho do seu negócio
Veja como nos tornamos referência no mercado de automação ao longo de nossos mais de 40 anos
Estamos 100% disponíveis para resolver problemas, tirar dúvidas e lhe ajudar a otimizar o desempenho da sua aplicação
Conheça nossas unidades e saiba onde encontrar nossos representantes comerciais ao longo de todo o território brasileiro
Desenvolvimento do sistema de controle e segurança das plataformas P-58 e P-62
A equipe de engenharia da Altus foi contratada pela Petrobras para desenvolver o sistema de controle dos processos de exploração e produção das plataformas P-58 e P-62, as primeiras FPSOs (Floating Production Storage and Offloading) — ou Unidades Flutuantes de Produção e Armazenamento de Óleo — da companhia.
Esses projetos marcaram um marco tecnológico importante para a Petrobras, exigindo soluções de automação altamente confiáveis e integradas. A Altus foi responsável por entregar um sistema robusto e seguro, capaz de gerenciar, em tempo real, operações críticas de extração, processamento e armazenamento de petróleo, contribuindo de forma decisiva para o sucesso dessas unidades no desafio da produção em águas profundas.
Aumento no desempenho dos processos graças ao elevado nível de controle e supervisão oferecido pelas soluções Altus. Com tecnologia avançada e integração eficiente entre sistemas, foi possível obter maior precisão operacional, redução de falhas e ganhos expressivos em produtividade e eficiência.
Convergência inteligente dos sistemas de controle, com integração completa aos sistemas corporativos, permitindo troca de informações em tempo real, tomada de decisões mais estratégicas e gestão unificada da operação.
Interface visual intuitiva, desenvolvida para facilitar a navegação e operação do sistema. Com relatórios gráficos em tempo real, o monitoramento dos processos se torna mais dinâmico e eficiente, contribuindo para uma tomada de decisão rápida e assertiva.
Soluções projetadas para aplicações críticas que não podem parar. Com suporte a redundância com troca a quente, os sistemas garantem continuidade operacional mesmo em situações de falha, permitindo manutenções e substituições sem interrupção do processo.
A automação realizada conta com milhares de pontos de entrada e saída (E/S) distribuídos em diversas remotas convencionais ou pressurizadas, interligadas à instrumentação dos módulos de processo, através de redes de campo PROFIBUS-DP e HART, utilizando controladores programáveis das Séries Ponto e Nexto. O sistema de automação fornecido é ligado através de rede Ethernet a dezenas de subsistemas pacotes e também fornece informações em tempo real para um sistema de supervisão das plataformas em terra.
- Projeto executivo, desenvolvimento das lógicas dos controladores e definição do layout das telas de supervisão - Elaboração de documentos de engenharia - Projeto dos painéis controladores, painéis remotos e painéis de servidores - Desenvolvimento da aplicação dos controladores utilizando software de programação MasterTool IEC XE - Desenvolvimento das telas da aplicação SCADA utilizando o software Wonderware InTouch® - Integração com sistemas pacotes, instrumentos e equipamentos de campo e fusão de fibras óticas - Treinamentos em produtos, manutenção, engenharia e operação do CSS - Comissionamento Onshore (em estaleiro) - Comissionamento e operação assistida Offshore
- Painel de automação de segurança e controle (CSS) - Remotas de campo Pressurizadas (CSS) - Painéis de emergência (CSS) e by-pass MOS/OOS (CSS) - Painéis do sistema de supervisão e controle SCADA (SOS) - Estações de Egenharia e Operação
Localizada no Campo de Baleia Azul, no Espírito Santo, a plataforma P-58 é uma unidade tipo Floating Production Storage and Offloading (FPSO) de 330 m de extensão, 57 m de seção transversal e capacidade de armazenamento de 1.600.000 barris de petróleo, descarregados periodicamente para costa utilizando petroleiros. Através de 165 km de gasodutos, a plataforma exporta continuamente gás natural para a Unidade de Tratamento de Gás Cacimbas, em Linhares, no Espírito Santo. A P-58 está interligada a 24 poços de produção de óleo e gás, sendo 13 poços do pós-sal e 11 poços do pré-sal. Sua capacidade de produção diária é de 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural. Concomitante com a exploração dos poços de produção, a unidade está dimensionada para realizar o tratamento e injeção de 350 mil barris de água por dia, através de 12 poços injetores de água.
Com características e dimensões similares, a plataforma P-62 também é uma unidade tipo FPSO e está localizada no Módulo IV do Campo de Roncador, no pós-sal da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. A P-62 está interligada a 22 poços (14 produtores de óleo e gás e 08 injetores de água). Sua capacidade de produção diária é de 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural. A plataforma tem capacidade de armazenamento total de 1.600.000 barris de petróleo e está dimensionada para tratamento e injeção de 250 mil barris de água por dia.
Os controladores programáveis da família Nexto contam com um modelo de alto desempenho com suporte à redundância do tipo hot standby, o que eleva ao extremo o nível de disponibilidade do sistema. Você pode configurar uma arquitetura de redundância utilizando duas CPUs modelo NX3030, sendo uma primária (ativa), responsável por controlar o sistema em operação, e outra reserva (a qual chamamos de stand-by), que permanece em estado de espera e verifica, rotineiramente, o correto funcionamento da CPU primária. Caso alguma falha venha a ocorrer e a CPU principal ficar fique indisponível, o equipamento em stand-by assume o controle do processo de maneira automática, sem a necessidade de qualquer ação do operador e sem causar perdas à operação da planta. Essa troca de função entre os equipamentos é conhecida como switch-over.
Av. Theodomiro Porto da Fonseca, 3101, lote 01 – São Leopoldo/RS – Brasil
CEP 93022-715
© 2025 Altus
Criação de sites pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital.