Altus lança a versão 3.70 do MasterTool IEC XE

Altus lança a versão 3.70 do MasterTool IEC XE

A nova atualização 3.70 do MasterTool IEC XE já está disponível para download!

O MasterTool IEC XE é uma solução completa e integrada para programação, depuração, configuração e simulação de aplicações em sistemas de automação. Proporcionando flexibilidade e facilidade de uso, esse software permite que os usuários programem em seis linguagens: Texto Estruturado (ST), Sequenciamento Gráfico de Funções (SFC), Diagrama de Blocos Funcionais (FBD), Diagrama Ladder (LD) e Gráfico Contínuo de Funções (CFC) – podendo combiná-las dentro de um mesmo projeto. Essa funcionalidade oferece uma forma eficiente de organizar aplicações e reutilizar códigos desenvolvidos em soluções anteriores, otimizando tempo e recursos.

Outro diferencial desse software está na configuração simplificada das redes de campo. Com o MasterTool IEC XE, não é necessário utilizar ferramentas adicionais para essa tarefa, já que ele integra todas as funcionalidades necessárias em uma única plataforma. Essa abordagem torna a configuração das interfaces para redes de campo mais intuitiva, reduzindo o tempo de desenvolvimento e simplificando a implementação da aplicação.

E agora, essa que é a principal ferramenta de programação dos nossos CLPs Nexto e Nexto Xpress recebeu melhorias significativas e novas funcionalidades que tornam a sua experiência de uso ainda mais eficiente e prática. A nova versão do MasterTool expande as possibilidades de configuração e programação, ao mesmo tempo em que oferece recursos mais robustos de monitoramento e comunicação.

Principais melhorias da versão 3.70

  • – Suporte ao PROFINET Controller na CPU HX3040 (modo não redundante);

  • – Compatibilidade com “Codesys Control Win V3 x64”, possibilitando a simulação de drivers de comunicação como o ModbusTCP;

  • – Suporte à biblioteca MQTT SparkPlugB que facilita a integração com sistemas de IoT e comunicação em tempo real por meio do protocolo MQTT;

  • – Nova tela de monitoramento de consumo de memória: disponível para projetos com CPUs Nexto e Nexto Xpress, permitindo visualizar detalhadamente o uso de memória no caminho Device > MemoryConsumption.

  • – Suporte ao OPC UA Server na CPU HX3040 (modo não redundante);

  • – Melhorias de segurança cibernética para a Série Hadron Xtorm;

  • – Diversas melhorias que garantem maior escabilidade, precisão e confiabilidade no gerenciamento dos projetos.

Confira as melhorias implementadas em versões anteriores do software

Versão 3.61

A versão 3.61 do MasterTool IEC XE trouxe importantes melhorias voltadas à segurança cibernética, à funcionalidade do editor Webserver e às bibliotecas Motion Control específicas para o CLP XP350. Junto à liberação dos novos firmwares para as CPUs, os drivers de comunicação dos protocolos PROFINET, EtherNet/IP, EtherCAT e OPC UA foram otimizados para oferecer um desempenho ainda mais robusto e eficiente. O driver MODBUS RTU, amplamente utilizado em redes com múltiplos dispositivos, também recebeu ajustes para melhorar a performance da comunicação em ambientes de rede com muitos dispositivos.

Uma novidade que marcou essa atualização foi o retorno da funcionalidade de login em múltiplas estações no mesmo CLP, recurso que já esteve presente em versões anteriores e foi reintroduzido a pedido de nossos clientes. Além disso, a plataforma começou a permitir acesso direto aos releases notes dentro do próprio software, através do menu de ajuda.

Essa atualização também foi projetada para acompanhar o compromisso da Altus com a internacionalização e entrega de soluções globais, por isso essa versão incluiu novos pacotes de idiomas, como mandarim, alemão, francês e italiano, entre outros, para permitir maior acessibilidade e usabilidade em diferentes mercados.

Outro destaque da atualização foi a inclusão do suporte para a instalação do CODESYS PDE (Professional Developer Edition), uma suíte de ferramentas avançadas fornecida pela CODESYS para desenvolvimento profissional de projetos. Com essa nova funcionalidade, os usuários puderam adquirir diretamente a licença do PDE com a CODESYS e integrá-la facilmente à licença existente do MasterTool IEC XE, garantindo uma experiência de desenvolvimento mais completa e eficiente.

Versão 3.52

A partir da versão 3.52 do Mastertool IEC XE, foram implementados reursos que aprimoram a funcionalidade e segurança dos CLPs Nexto Xpress. Entre as novidades, se destacou a inclusão de uma VPN embarcada, permitindo a criação de um túnel privado e seguro para acesso remoto direto ao CLP. Além disso, os dispositivos passaram a contar com um firewall integrado, garantindo um nível adicional de proteção para as redes de controle.

Outra funcionalidade introduzida foi o suporte a conexões FTP, permitindo a troca de dados com servidores compatíveis com esse protocolo. Com isso, pacotes de dados, como logs coletados por meio da função datalogger, puderam ser acessados remotamente, facilitando a análise e o monitoramento à distância.

A atualização também trouxe compatibilidade com um conversor USB/Ethernet nos dispositivos Nexto Xpress, representando um avanço notável. A partir dessa funcionalidade, começou a ser possível realizar comunicações via EtherCAT utilizando a interface Ethernet nativa, enquanto outras operações, como o uso do software de programação MasterTool IEC XE, conexão com sistemas supervisórios via OPC UA ou integração com aplicações em nuvem via MQTT, ocorressem através da porta USB com o auxílio do conversor de mídia.

Por fim, a versão 3.52 trouxe suporte às expansões de entradas e saídas XP201, XP600 e XP610, ampliando as possibilidades de integração e escalabilidade para os CLPs da linha Nexto Xpress.

Versão 3.40

Na versão 3.40, o MasterTool IEC XE recebeu atualizações voltadas ao suporte de novos produtos e melhorias na experiência do usuário. Ao realizar o download do instalador e atualizar o software, o usuário podia habilitar diversas funcionalidades, entre elas o suporte à CPU NX3008. Essa unidade de processamento avançada foi projetada para ser uma CPU global, capaz de integrar-se a diferentes dispositivos e sistemas disponíveis no mercado.

Além disso, a atualização incluiu suporte às expansões de entradas e saídas Nexto Xpress, com destaque para os modelos XP101 (16 entradas digitais) e XP106 (8 entradas digitais e 6 saídas a relé). Esses dispositivos já estão disponíveis no repositório do software como escravos CANopen.

Mais um avanço significativo foi a inclusão do protocolo EtherCAT Master nos modelos Nexto Xpress. Essa funcionalidade, amplamente utilizada em aplicações de controle de máquinas, torna-se uma opção nativa de comunicação no software, oferecendo maior flexibilidade e desempenho.

E para projetos que demandam maior capacidade de entradas analógicas, essa versão introduziu a biblioteca de funções LibIntegratedIoExt. Essa biblioteca permite habilitar simultaneamente os pinos das entradas analógicas de tensão e corrente, expandindo a capacidade do CLP para até 10 entradas analógicas. Dessa forma, o usuário pode conectar 05 sensores de corrente (0-20 mA ou 4-20 mA) e 05 dispositivos de tensão (0-10 Vdc), proporcionando maior versatilidade às aplicações.

Confira abaixo um tutorial com o passo a passo para configurar o recurso:

Você pode conferir todos os detalhes dessas melhorias no histórico de revisões do software acessando o link disponível aqui.

Compartilhe

Leia também