CPU NX3003: mais velocidade e precisão às suas máquinas

CPU NX3003: mais velocidade e precisão às suas máquinas

11 Jul 2018

Você sabia que a CPU NX3003 tem recursos e características que fazem dela uma solução ideal para controle de máquinas? Com desempenho acima da média, o mais recente lançamento da Série Nexto, nossa mais avançada linha de controladores programáveis, entrega autonomia e alta velocidade em um produto compacto e com excelente custo-benefício. Descubra aqui porque a nova unidade de processamento da Altus chega como uma solução para potencializar a performance das suas máquinas e lhe ajudar a expandir seus negócios.

A nova NX3003 é o primeiro módulo da família Nexto a contar com fonte de alimentação e pontos de entrada e saída integrados. Com 14 entradas digitais e 10 saídas a transistor, sendo 4 entradas rápidas para leitura de encoder (unidirecional, bidirecional e quadratura) e 4 saídas rápidas para controle de motor de passo (PTO/PWM), o modelo pode ser utilizado em aplicações de prensagem, rotulação, envaze e outros processos que demandem alta precisão em posicionamento. Sua capacidade de ler e processar variáveis também é um diferencial que contribui para dar mais assertividade no controle de velocidade, pressão, direção, entre outras referências.

Veja abaixo o exemplo da 220 EC, termoformadora fabricada pela Selovac, uma de nossas tradicionais clientes no segmento de máquinas. Na arquitetura implementada, o contador rápido embarcado no CLP monitora o número de pulsos transmitidos por um encoder para realizar o processo de embalagem com extrema precisão:


Outra característica marcante encontrada na CPU é seu tempo de resposta, extremamente rápido em relação às soluções disponíveis atualmente no mercado. Enquanto a maioria dos CLPs utilizados para controle de máquinas executa instruções a cada 100 ns (nanossegundos), a NX3003 tem capacidade para executar instruções de adição, multiplicação e subtração em menos de 15 ns para valores de tipo inteiro e 1000 laços PID em cerca de 4 ms (milissegundos). Estes números excepcionais autorizam que a unidade seja utilizada em aplicações que demandem uma arquitetura de alta velocidade, como sopradoras, injetoras e empacotadoras.

Além de ter todas estas funcionalidades e possibilitar diversas aplicações, a ainda NX3003 é uma CPU compacta que ocupa apenas um pequeno espaço na máquina. Por possuir fonte de alimentação e pontos de entrada e saída integrados, o modelo dispensa o uso de módulos adicionais de energia e comunicação, reduzindo consideravelmente o investimento. A unidade pode ser aplicada como equipamento único de controle em microarquiteturas, basta unir a CPU com o painel de duas posições NX9020 que você terá uma solução completa de controle para sua máquina em um espaço muito reduzido – 55 (L) x 119 (A) x 133 (P) mm.