Tecnologia nacional que impulsiona a indústria: a força da Altus em automação 

Tecnologia nacional que impulsiona a indústria: a força da Altus em automação 

A automação industrial, muitas vezes vista como um universo de caixas pretas importadas e linhas de código indecifráveis em uma tela, ganhou uma nova dimensão para alguns dos nossos clientes.  

No último dia 11 de novembro, os participantes premiados com o bilhete dourado da campanha Fantástica Fábrica de CLPs, vindos de diferentes regiões do país, tiveram a oportunidade de caminhar pelo chão de fábrica da nossa matriz em São Leopoldo (RS): o coração da tecnologia Altus.  

Ao longo da visita, os convidados puderam ver de perto cada etapa do processo: desde as caixas antiestáticas repletas de componentes eletrônicos até a precisão milimétrica das máquinas, operadas por nossa equipe de especialistas, passando pelo ritmo constante dos testes de burn-in que consiste em um teste de estresse elétrico e térmico para identificar e acelerar falhas precoces além, dos testes funcionais do produto. 

Mostramos que a tecnologia de ponta, capaz de controlar grandes sistemas críticos, não é importada. Ela é criada, desenvolvida e fabricada em solo brasileiro. É dentro desta fábrica que nasce a tecnologia que movimenta cerca de 15% da energia elétrica do Brasil e viabiliza a extração de 35% da produção do Pré-Sal, consolidando a Altus como uma das protagonistas da automação industrial nacional.  
 
Em um cenário global marcado por fragilidades nas cadeias de suprimentos e por ciberameaças cada vez mais sofisticadas, ter o domínio completo da cadeia de valor, do design do controlador ao software de supervisão SCADA, é um diferencial que assegura soberania tecnológica e resiliência operacional.  

Durante a visita, os clientes premiados tiveram a oportunidade de acompanhar de perto o processo de fabricação dos equipamentos que integram nosso portfólio.  
Estiveram presentes: 

  • – Daniel Costandrade e Gabriel Tintori, representando a empresa Matisa; 

  • – Manasses Mendes, representando a empresa MBO Automação; 

  • – Douglas Caetano, representando a empresa Volmaker; 

  • – João Finkler, representando a empresa Equilati. 

Alguns desses clientes conquistaram seus “bilhetes dourados” durante o lançamento do nosso novo CLP da linha Nexto XF na FISPAL 2025. Agora, ao visitarem nossa fábrica, tiveram a oportunidade de acompanhar de perto as primeiras placas do equipamento saindo diretamente da linha de produção. 

As primeiras placas dos modelos iniciais do XF começam a ganhar forma.

Quando a tecnologia nasce em casa: o pioneirismo gaúcho que virou referência global 

Nossa história começou em 1982, quando a Altus nasceu a partir de um curso de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Esse surgimento em um ambiente acadêmico moldou o DNA da empresa, firmando nossas bases na excelência científica, na pesquisa aplicada e na busca incessante por inovação.   

E, embora nossa força seja inegável no mercado nacional, onde o objetivo é ser uma grande referência de tecnologia, a atuação da Altus ultrapassa fronteiras.  

Mantemos presença comercial e parcerias estratégicas em diversos países da Europa, Ásia, África e Américas, incluindo Alemanha, Suécia, Chile e Coreia do Sul. Essas alianças internacionais de pesquisa e desenvolvimento, como as mantidas com a CODESYS (Alemanha) e a Beijer Electronics (Suécia), refletem a solidez tecnológica da Altus e comprovam que a inovação criada no Brasil está em pleno diálogo com o ecossistema global de automação.    

“Muito bom ter a oportunidade de estar conhecendo a sede da Altus, justamente pela similaridade que eu enxergo na situação em que uma empresa do Brasil tem potencial e tecnologia o suficiente para concorrer com uma empresa de fora, né? Ou empresas de fora do país, né? Então eu fico mais esperançoso com o futuro tecnológico do Brasil.” Disse o cliente Daniel Costandrade, representante da empresa Matisa. 

“E uma das características que nos traz segurança para continuar na nossa jornada é justamente poder contar com a segurança tecnológica que esse parceiro vem trazer para a nossa empresa a nível de negócio. É o que nos traz é confiabilidade para estar espalhando equipamentos Matiza pelo mundo todo.” Daniel complementou. 

Maikon Dorneles, coordenador de qualidade da nossa fábrica, apresentou aos visitantes as etapas envolvidas no desenvolvimento dos produtos.

A vantagem estratégica da fabricação verticalizada

A capacidade de fabricar tecnologia de automação em território nacional é o pilar central da proposta de valor da Altus. Nossas operações industriais estão concentradas em duas unidades estratégicas no Rio Grande do Sul: a matriz em São Leopoldo e a filial em Sapucaia do Sul com engenharia 100% brasileira.  

A Fábrica de Produtos em São Leopoldo é a instalação responsável pela montagem eletrônica, tanto por superfície (SMT) quanto thru-hole (PTH), e pela complementação mecânica e testes funcionais dos equipamentos.   

A capacidade impressiona: a fábrica consegue montar 96.000 componentes por hora, utilizando em seu processo de inspeção de alta precisão para garantir a qualidade de cada placa eletrônica. Além disso, nossa produção adere à diretiva RoHS (Restrição de Substâncias Perigosas), garantindo que a tecnologia nacional esteja alinhada aos mais rigorosos padrões globais.   

Complementando essa capacidade, a Fábrica de Painéis em Sapucaia do Sul oferece uma infraestrutura de 3.500 metros quadrados, dedicada à produção e integração de painéis de automação e potência, e com salas dedicadas para a realização de Testes de Aceitação em Fábrica (TAF).  

Esse controle sobre a integração final dos painéis, realizado internamente, minimiza os riscos em campo para projetos de grande escala e operação crítica, como os realizados em plataformas de Óleo e Gás ou subestações elétricas.   

“A Matiza tem 66 anos de mercado, e com certeza um dos principais motivos para estar todo esse tempo trabalhando e estar em linha com o mercado nacional e sempre exportando os melhores produtos, e um dos principais fatores para isso é ter fornecedores de qualidade, não só fornecedores que garantem a qualidade dos produtos e que nos ajudam a continuar nesse caminho, ajudando tanto o mercado nacional quanto o mercado internacional, fortalecendo toda a nossa indústria e o nosso país como um todo.” Comentou Gabriel Tintori, representante da empresa Matisa durante a visita. 

Durante a visita à nossa fábrica de painéis, os clientes foram guiados por Fernando Andriola, nosso gerente técnico de projetos na equipe de engenharia.

P&D e o ecossistema Altus 

O desenvolvimento de produtos de classe mundial na Altus é sustentado por investimento contínuo em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Nossa equipe multidisciplinar atua em todas as etapas do processo de criação, do projeto de hardware e layout até a depuração e validação final dos testes, garantindo excelência técnica e confiabilidade.   
 
A conexão com o meio acadêmico, presente desde a fundação da empresa na UFRGS, segue viva e estratégica. Mantemos parcerias com universidades e institutos de tecnologia em todo o país, como UFRGS, UNISINOS, FURG, UFRN e o Instituto SENAI, fortalecendo a ponte entre ciência e indústria.   

Essa sinergia entre pesquisa e prática mantém a Altus na vanguarda da inovação em automação industrial, assegurando que cada novo produto incorpore as tendências mais recentes e os princípios fundamentais da Indústria 4.0.   

“É um diferencial para qualquer profissional da área estar vendo como funciona a criação do CLP, desde o início da placa até o produto final ser encaixotado e ser entregue para cada um de nós. E a importância que é para o geral uma empresa de CLP nacional, com a qualidade que a Altus tem, é surpreendente no mercado.” Comentou Douglas Caetano, representante da empresa Volmaker durante a visita. 

Os clientes visitantes puderam acompanhar de perto o trabalho dos nossos especialistas.

O Sistema Nexto: uma resposta brasileira à Indústria 4.0 

A expressão máxima desse compromisso contínuo com a inovação é o Sistema Nexto, nosso ecossistema de Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) desenvolvido para atender às exigências da IoT industrial e de aplicações orientadas por dados. O Sistema Nexto reúne alto desempenho, cibersegurança avançada e ampla conectividade com escabilidade, pilares fundamentais para as arquiteturas industriais da Indústria 4.0 e para operações que exigem tomada de decisão em tempo real.  

A arquitetura dos controladores Nexto foi projetada para suportar aplicações de alta criticidade, incorporando processadores RISC PowerPC e ARM de 32 e 64 bits, capazes de executar mais de 145 mil instruções por milissegundo ou até 500 loops PID/ms, entregando alta capacidade de processamento com baixo consumo de energia. 

Além disso, a plataforma oferece escalabilidade e versatilidade. A linha Nexto XP, por exemplo, possui CLPs compactos, ideais para máquinas e processos de pequeno porte, oferecendo alta densidade de I/O (até 43 pontos em um único produto) e recursos IoT-Ready, como Webserver embarcado para criação de telas de supervisão sem a necessidade de software SCADA. E a programação de todo o sistema é feita pelo MasterTool, um ambiente integrado baseado na tecnologia CODESYS.   
 
Esse ecossistema integrado assegura que toda a cadeia tecnológica, desde os dispositivos de campo até a supervisão, opere com segurança, disponibilidade e performance. O resultado é uma infraestrutura continuamente atualizada e aderente às demandas do ambiente operacional moderno, alinhada às melhores práticas e normas.  

“Todo o processo com controle total de qualidade, isso foi muito impressionante. E ver que tudo é fabricado aqui na sede no Brasil. Isso é muito importante. Então, como integradores certificados, a Altus tem sido um parceiro muito forte. Por questão de prazo, por questão de qualidade, o suporte também muito importante. Na hora que a gente precisa, tem alguma dúvida? A gente tem um suporte perto. E tem dado muitos frutos.” Destacou Manasses Mendes, representante da empresa MBO Automação. 

Integrantes da equipe da fábrica reunidos na porta de onde tudo acontece.

Somos impulsionados por desafios para o futuro da automação 

A jornada da Altus, construída ao longo de mais de 40 anos, é marcada pelo pioneirismo que evoluiu para uma posição de referência na indústria.   

Desde a origem centrada em pesquisa e desenvolvimento, sentimos que fizemos uma escolha estratégica essencial: manter a fabricação 100% nacional. Essa decisão consolida nosso compromisso com uma visão clara: oferecer soluções que impulsionem inovação, produtividade e competitividade para o mercado. 

O Sistema Nexto é a materialização dessa estratégia. Ele prova que soberania tecnológica não é apenas um propósito aspiracional, mas uma vantagem competitiva. Em um cenário global conectado e dinâmico, controlar integralmente a arquitetura de automação, com cibersegurança avançada e protocolos IoT embarcados, garante a robustez, segurança e agilidade necessárias para prosperar na Indústria 4.0.  

Mais do que fornecer tecnologia, somos parceiros estratégicos das operações industriais mais complexas do Brasil e do mundo, garantindo continuidade, evolução e total domínio tecnológico. Nossa trajetória reflete a de um país que se reinventa, inova e cresce movido por grandes desafios, transformando conhecimento em valor e progresso para toda a indústria. 

Do início ao fim da visita, os clientes foram acompanhados pelas nossas equipes de marketing e comercial.

Compartilhe

Leia também