A versatilidade dos produtos Altus permite que nossa tecnologia seja utilizada em aplicações dos mais variados segmentos, tanto em ambientes industriais quanto na movimentada rotina das grandes cidades. Essa capacidade permitiu que, no final de 2018, concluíssemos com sucesso o processo de modernização de parte da Linha 3-Vermelha da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô. O chamado Projeto Castelo, desenvolvido em parceria com o cliente, envolveu o fornecimento e instalação do Sistema de Controle de Energia dos Pátios de Manutenção e Estacionamento de Trens da linha.
Os controladores programáveis da Série Nexto, nossa mais avançada linha de produtos, foram a solução escolhida para automatizar todos os equipamentos de via utilizados nos Pátios Belém e Itaquera. Além de agregar mais controle e segurança à circulação dos veículos na linha, a tecnologia dos CLPs Nexto também permite que o sistema seja operado à distância, diretamente do CCO – Centro de Controle Operacional da empresa. Desta forma, tanto os sistemas do Pátio Itaquera quanto os utilizados no Pátio Belém podem ser comandados remotamente, o que otimiza processos e proporciona uma maior agilidade ao sistema.
A implementação do projeto foi realizada por um esforço coletivo entre a equipe de engenharia da Altus e os técnicos e engenheiros da Metrô. Este trabalho em conjunto trouxe a força necessária para que todos desafios encontrados durante o caminho fossem superados, ações que trouxeram benefícios tanto para o cliente quanto para nossa empresa. Temos imenso orgulho por ter participado da realização deste projeto e fazer parte da história do Metrô de São Paulo.