CLP Xpress com novas funcionalidades para interface CAN

CLP Xpress com novas funcionalidades para interface CAN

11 Dez 2019

O lançamento do XP340, CLP com suporte a WebServer, não é a única novidade da linha Nexto Xpress para este final de ano. Além do novo membro, a família de controladores programáveis compactos da Altus também ganhou dois recursos capazes de aumentar ainda mais sua capacidade de alcance. Agora, os equipamentos Xpress contam com desenvolvimento de protocolos de baixo nível e expansão de entradas e saídas via interface CAN.

Os controladores da solução Xpress possuem uma interface de barramento CAN compatível com os padrões CAN 2.0A e CAN 2.0B – identificadores de 11 e 29 bits. Existem dois casos de uso mais tradicionais para essa interface: com o protocolo CANopen Manager, que permite ao CLP se comunicar com os dispositivos de E/S escravos CANopen, e com o modo operacional CANopen Slave, utilizado em aplicações em que o CLP atua como um dispositivo de E/S secundário. Além desses dois casos, também podemos utilizar a interface para comunicação CAN de baixo nível.

Desenvolvimento de protocolos de baixo nível

Para que a troca de informação entre os componentes de uma rede ocorra de maneira ordenada, estabelece-se um número de protocolos que definem as regras a serem usadas quando da comunicação entre os componentes. Nela, cada interface de sub-rede é responsável por implementar o protocolo de acesso ao meio que controla suas transmissões, o protocolo de enlace que regula a comunicação entre interfaces e o protocolo de acesso à rede que especifica e policia as interações entre a interface e seu usuário. Estes protocolos da alçada da sub-rede de comunicação são chamados protocolos de baixo nível.

A comunicação CAN de baixo nível permite ao CLP transmitir e receber mensagens CAN brutas sem usar protocolos da camada superior como o CANopen, o que pode ser útil para a comunicação com dispositivos que usam protocolos personalizados. Essas funcionalidades estão disponíveis em todos os modelos da linha Nexto Xpress a partir das versões 1.8.5.0 do firmware e 3.19 do MasterTool IEC XE.

O protocolo CANOpen

Criado em 1994 por um grupo de empresas, a CANOpen é uma das Redes Industriais mais completas e diversificadas do mercado atualmente. Por operar em um padrão de comunicação multimestre a rede atende aos mercados com os mais altos requisitos de complexidade e segurança de dados, como os do segmento médico, ferroviário e de navegação naval. Baseada na tecnologia de Rede CAN – criada nos anos de 1980 para ser utilizada em sistemas embarcados em caminhões, ônibus e automóveis – o padrão se apresenta como uma rede industrial aberta de custo moderado para aplicações complexas.

O modelo de multimestre utilizado pelo padrão dá mais agilidade à comunicação entre os dispositivos da aplicação e simplifica o trabalho da rede. A modularização da rede também traz benefícios quanto à instalação, reforma e implementação de equipamentos e de novos componentes de campo até a quantidade limite para escravos da Rede ASi (31 escravos). Além disso, o protocolo é normatizado observando critérios do IEC, ISO e ITU, com sua camada de aplicação sendo definida na norma EN 50325-4.

Como utilizar a expansão E/S via CANopen no Nexto Xpress

Para lhe ajudar nessa tarefa, criamos um tutorial explicando como configurar a Expansão E/S Nexto Xpress via CANopen. Ao acessá-lo você encontra o passo a passo de como habilitar o recurso em todos os produtos da linha de CLPs compactos da Altus.

Ficou com dúvidas sobre o recurso ou precisa de ajuda para configurar sua expansão? Entre em contato com nossa equipe de Suporte Técnico através do telefone 0800 510 9500 que nossos especialistas irão lhe ajudar!