CLP Xpress potencializa o desempenho de fatiadoras JetMaq

CLP Xpress potencializa o desempenho de fatiadoras JetMaq

14 Jan 2020

Formado por profissionais capacitados e com ampla experiência de mercado, nosso time de OEM tem auxiliado fabricantes de todo o país a potencializar o desempenho de suas máquinas. Presente do início ao final do projeto, nossa equipe é capaz de identificar necessidades, propor melhorias e, em determinados casos, até auxiliar no desenvolvimento da aplicação. Assim como tudo que fazemos aqui na Altus, essa dedicação tem como propósito propiciar uma experiência diferencial ao nosso cliente para que ele possa entregar soluções altamente eficientes que agreguem valor real ao negócio dos seus clientes.

É devido a esse atendimento diferenciado que fabricantes como a JetMaq, empresa com mais de 20 anos de atuação no mercado de máquinas, seguem buscando na Altus a tecnologia e a inteligência de engenharia para aumentar a eficiência de suas linhas de produtos. Recentemente, a companhia paulista, que tradicionalmente utiliza diversos itens do portfólio de produtos Altus, iniciou a produção de mais um lote de fatiadoras de frios JetCut automatizadas com controladores programáveis, IHMs, fontes e inversores de frequência Altus. Assim que forem finalizados, os equipamentos serão utilizados nos supermercados das redes Pão de Açúcar, Extra e Assaí.

Mais precisão e conectividade com Nexto Xpress

As máquinas JetCut já apresentavam grande precisão e baixo consumo de energia quando operavam com os produtos da Série FBs, linha de controladores programáveis para automações de pequeno e médio porte. Agora, para aumentar ainda mais seu desempenho, o novo lote de fatiadoras passou a utilizar os CLPs compactos Nexto Xpress, equipamentos de controle criados para atender as demandas da Indústria 4.0. Com temporizadores em milissegundos e uma variada gama de interfaces e protocolos de comunicação, o CLP Xpress agregou conectividade e trouxe ainda mais precisão para as máquinas da fabricante.

O CLP utilizado na aplicação foi o XP325, modelo de alta velocidade com interfaces Ethernet, Serial RS-485, CAN e USB, 16 entradas digitais, 16 saídas digitais a transistor, 05 entradas analógicas de tensão/corrente, 02 entradas analógicas RTD e 04 saídas analógicas de tensão/corrente. Por contar com temporizadores em milissegundos (ms), o controlador garante maior resolução na espessura de corte e na distância entre fatias. A utilização da unidade Xpress também resultou em uma redução significativa no tempo de Scan, o que proporcionou uma maior repetibilidade ao processo.

Supervisão e controle de movimento com as séries X2 e Optidrive

Além do CLP Nexto Xpress, o novo lote de máquinas JetCut também conta com outros equipamentos da cesta de produtos Altus, como a X2-BASE-5, IHM de 5" da Série X2, e as fontes de alimentação da Série Energy. A solução ainda utiliza dois pares de inversores de frequência da linha E3, equipamentos da Série Optidrive de alto desempenho e baixo consumo energético. Com foco na facilidade de uso, os inversores de frequência E3 oferecem simplicidade de instalação, conexão e comissionamento para pequenas aplicações, o que dá ao usuário um controle preciso sobre o motor e uma importante economia de energia.