Higienize seus equipamentos e proteja-se do COVID-19

Higienize seus equipamentos e proteja-se do COVID-19

17 Mar 2020

Nós, aqui na Altus, estamos atentos aos últimos acontecimentos em relação à pandemia de COVID-19 e às recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde do Brasil. Tendo em vista a gravidade da situação, tomamos algumas medidas para aumentar a segurança e o bem-estar de nossos colaboradores, clientes e de todas as pessoas com as quais temos algum tipo de contato:

  • Cancelamos todas as viagens internacionais e restringimos visitas a clientes/fornecedores 
  • Cancelamos a participação em eventos públicos e treinamentos presenciais
  • Parte de nossos colaboradores irá trabalhar em regime de home office
  • Instauramos um rodízio de colaboradores para manter a produção em nossa fábrica
  • Reduzimos o número máximo de participantes em reuniões presenciais, privilegiando videoconferências

Ainda, reforçamos os já rigorosos procedimentos de higiene de nosso processo produtivo para evitar a proliferação de novos casos e auxiliar no combate a este vírus de rápida transmissão.

Atenção ao manuseio de equipamentos

Além dos cuidados internos em nossas fábricas e escritórios, também nos preocupamos com o manuseio de nossos produtos em aplicações de campo, principalmente IHMs, equipamentos de operação que são manipulados por diferentes pessoas. Estudos mostram que o vírus sobrevive em superfícies plásticas e metálicas por até três dias, portanto, é muito importante realizar a constante limpeza dos equipamentos. Abaixo, listamos alguns procedimentos de higienização que devem ser realizados para manter o asseio dos terminais de operação fornecidos pela Altus:

Mantenha o painel de operação limpo

Utilize uma flanela embebida em um pouco de álcool isopropílico para limpar a tela. Mas cuidado para não exagerar na dose, a exposição prolongada a este químico pode danificar o touchscreen.

Este mesmo procedimento pode ser aplicado na higienização de CLPs, fontes, switches e demais equipamentos para automação industrial.

Cuidado com as mãos

A tela dos terminais de operação não foi projetada para absorver o impacto de outro contato que não seja o gentil toque da mão humana. Então, não utilize ferramentas, canetas, cabos, barras de metal ou qualquer outro material na IHM. 

Procure utilizar luvas para operar o terminal, lave bem as mãos com água e sabão ou aplique álcool em gel após utilizá-lo. Não toque no rosto antes de realizar a higienização das mãos.

Lembre-se do computador

Além dos equipamentos de campo, o computador é um grande aliado no dia a dia da automação. Então, lembre-se de higienizar teclado, mouse e demais gadgets que você utiliza diariamente.