Geradores de impulso da HVEX operam com CLP Nexto

Geradores de impulso da HVEX operam com CLP Nexto

28 Mai 2020

Com histórico de atuação em diversos segmentos da indústria nacional e internacional, a Altus possui equipamentos capazes de serem utilizados em soluções para as mais diferentes aplicações do mercado. Uma dessas soluções foi a automatização dos geradores de impulso desenvolvidos pela HVEX, fabricante mineira de equipamentos para ensaios e monitoramento em alta tensão e alta corrente. Os dispositivos são utilizados em ensaios de impulsos atmosféricos, de manobras ou de corrente, processos que fazem parte da etapa de testes na produção de transformadores, isoladores, terminações, disjuntores, entre outros produtos de transmissão de energia.

O projeto visava a automação do acionamento dos equipamentos e controle de processos em geral. Para esta demanda foram utilizados os controladores programáveis da Série Nexto, produtos escolhidos por sua robustez, facilidade de programação e de integração com outros dispositivos. A arquitetura utilizada contava com a CPU NX3004, primeira da família com fonte de alimentação integrada, e os módulos de E/S NJ1001, NJ2001 e NJ6000, comunicando com os demais itens do sistema através do protocolo MODBUS TCP/IP.

A utilização da tecnologia Altus trouxe mais segurança à operação do equipamento ao reduzir a interferência humana, o que diminuiu a chance da ocorrência de acidentes.