Amplamente utilizados nas mais variadas aplicações do mercado internacional, os sistemas supervisórios auxiliam no controle e rápida atuação em unidades e plantas industriais. Existem diversos recursos para utilização em aplicações de supervisão, como IHMs, Web Servers e softwares SCADA. Hoje, vamos falar sobre softwares SCADA, ferramentas poderosas capazes de otimizar o desempenho e aumentar o controle dos mais complexos processos.
O que são softwares SCADA
Basicamente, a função de um sistema supervisório é capturar, armazenar e disponibilizar informações sobre um determinado processo industrial. Conhecidos como SCADA (sigla em inglês para Controle Supervisório e Aquisição de Dados), os softwares de supervisão recebem dados provenientes de dispositivos de campo, como sensores e atuadores, e armazenam as informações em um banco de dados. Em seguida, processam os dados e apresentam o resultado da análise em telas customizadas no computador do usuário ou, no caso de aplicações mais antigas, em painéis analógicos de monitoramento.
A integração do SCADA com o sistema de controle é realizada utilizando drives ou protocolos de comunicações. A maioria dos softwares utilizados no mercado conta com suporte aos protocolos mais comuns, como MODBUS e OPC DA, e os específicos da área elétrica, como DNP3, IEC 104 e IEC 61850. Porém, alguns mais avançados já possuem integração com os recursos de comunicação utilizados em aplicações da Indústria 4.0, como clientes OPC UA e MQTT.
Por que utilizar softwares SCADA
Para que você não tenha dúvidas sobre as vantagens de utilizar softwares de supervisão, listamos 05 benefícios que estas ferramentas podem trazer para a operação de uma planta industrial:
Análise de tendências – baseado no histórico das informações do banco de dados, é possível iniciar ações proativas para maximizar a produção da planta.
Alarmes – sinalizam falhas no processo em tempo real e as registra em banco de dados para futuras consultas.
Operação remota – intervenção no processo industrial a partir de uma sala de controle, de outra unidade da empresa ou de qualquer lugar com acesso à internet (dependendo da arquitetura e do software utilizados).
Geração de gráficos e relatórios – o sistema possibilita gerar relatórios e gráficos de tendências sobre os alarmes, históricos e quaisquer outros aspectos medidos da planta.
Aumento da disponibilidade da planta – por capturar e processar as informações da fábrica em tempo real, o recurso permite identificar falhas de forma rápida e, consequentemente, acelerar as tomadas de decisão sobre os processos para manter a planta em constante operação (rodar o maior tempo possível sem paradas).