05 benefícios de utilizar softwares SCADA para supervisão de processos

05 benefícios de utilizar softwares SCADA para supervisão de processos

21 Jul 2020

Amplamente utilizados nas mais variadas aplicações do mercado internacional, os sistemas supervisórios auxiliam no controle e rápida atuação em unidades e plantas industriais. Existem diversos recursos para utilização em aplicações de supervisão, como IHMs, Web Servers e softwares SCADA. Hoje, vamos falar sobre softwares SCADA, ferramentas poderosas capazes de otimizar o desempenho e aumentar o controle dos mais complexos processos. 

O que são softwares SCADA

Basicamente, a função de um sistema supervisório é capturar, armazenar e disponibilizar informações sobre um determinado processo industrial. Conhecidos como SCADA (sigla em inglês para Controle Supervisório e Aquisição de Dados), os softwares de supervisão recebem dados provenientes de dispositivos de campo, como sensores e atuadores, e armazenam as informações em um banco de dados. Em seguida, processam os dados e apresentam o resultado da análise em telas customizadas no computador do usuário ou, no caso de aplicações mais antigas, em painéis analógicos de monitoramento.

A integração do SCADA com o sistema de controle é realizada utilizando drives ou protocolos de comunicações. A maioria dos softwares utilizados no mercado conta com suporte aos protocolos mais comuns, como MODBUS e OPC DA, e os específicos da área elétrica, como DNP3, IEC 104 e IEC 61850. Porém, alguns mais avançados já possuem integração com os recursos de comunicação utilizados em aplicações da Indústria 4.0, como clientes OPC UA e MQTT.

Por que utilizar softwares SCADA

Para que você não tenha dúvidas sobre as vantagens de utilizar softwares de supervisão, listamos 05 benefícios que estas ferramentas podem trazer para a operação de uma planta industrial:

Análise de tendências  baseado no histórico das informações do banco de dados, é possível iniciar ações proativas para maximizar a produção da planta.

Alarmes   sinalizam falhas no processo em tempo real e as registra em banco de dados para futuras consultas.

Operação remota  intervenção no processo industrial a partir de uma sala de controle, de outra unidade da empresa ou de qualquer lugar com acesso à internet (dependendo da arquitetura e do software utilizados).

Geração de gráficos e relatórios  o sistema possibilita gerar relatórios e gráficos de tendências sobre os alarmes, históricos e quaisquer outros aspectos medidos da planta.

Aumento da disponibilidade da planta  por capturar e processar as informações da fábrica em tempo real, o recurso permite identificar falhas de forma rápida e, consequentemente, acelerar as tomadas de decisão sobre os processos para manter a planta em constante operação (rodar o maior tempo possível sem paradas).