Engenharia da Altus moderniza duas importantes UHEs do Grupo Light

Engenharia da Altus moderniza duas importantes UHEs do Grupo Light

12 Jan 2021

Mesmo com o constante surgimento de diferentes fontes de energia alternativas, as usinas hidrelétricas com reservatórios de acumulação seguem como os principais empreendimentos energéticos do Brasil. Hoje, as UHEs respondem por cerca de 60% de toda energia gerada no país, e a tecnologia Altus é responsável por um importante percentual desta produção. Há mais de 30 anos presentes no mercado nacional de Energia Elétrica, nossos produtos são utilizados pelos principais players do setor como solução de controle e aquisição de dados em processos de Geração, Transmissão e Distribuição.

Um dos projetos mais recentes que está sendo liderado por nossa equipe de Engenharia é a modernização das UACs (Unidades de Controle e Automação) da Subestação e dos Serviços Auxiliares da UHE Fontes Novas, empreendimento do Grupo Light integrante do Complexo de Lajes. Localizada no Ribeirão das Lajes, região sudeste do estado do Rio de Janeiro, a usina conta com três unidades geradoras que, somadas, entregam uma capacidade instalada de 132 MW. O upgrade em aplicação por nosso time de especialistas visa aumentar a integridade e a confiabilidade operacional, ao mesmo tempo que promove a padronização dos sistemas da UHE, viabilizando melhores condições de manutenção preventiva e corretiva.

Registro do TAF da UHE Santa Branca, realizado em outubro de 2020


A modernização projetada irá substituir os CLPs AL-2000, que atualmente controlam as UACs da Subestação e dos Serviços Auxiliares, pelas UTRs da Série Hadron Xtorm. Este mesmo processo de substituição foi realizado nas Unidades Geradoras A, B e C da usina, entre 2018 e o começo de 2020. Desde então, as unidades estão operando com base na tecnologia Hadron Xtorm e em completa integração com o CAO (Centro de Atendimento a Operação) e o COG (Centro de Operação da Geração).

Outro empreendimento da Light que também teve sua base tecnológica atualizada com os produtos Hadron Xtorm foi a UHE Santa Branca. O projeto da usina engloba a completa modernização do SDSC, contemplando desde o fornecimento das UACs das Unidades Geradoras 1 e 2, da Subestação e dos Serviços Auxiliares, até o desenvolvimento da aplicação do CLP e do sistema de supervisão. O TAF do projeto, conduzido pela equipe da Altus e com a presença de engenheiros e técnicos do cliente, foi realizado em outubro do último ano na Fábrica de Painéis, em Sapucaia do Sul/RS.


Módulo Hadron Xtorm


Hadron Xtorm: robustez e desempenho para processos GTD

Desenvolvidos com base nas normas internacionais IEC 61850 e IEC 61131-3, os produtos Hadron Xtorm contam com funcionalidades de destaque, como redundância de fontes de alimentação, redundância de CPUs em um bastidor, protocolos DNP3 e IEC 61850 (MMS e GOOSE) e atendimento ao submódulo 2.7 da ONS. Recentemente, a consolidada família de Unidades Terminais Remotas da Altus ganhou um novo integrante: conheça o HX6065, módulo misto para medição AC e 4 saídas analógicas de tensão e corrente. Desenvolvido por nossa equipe de P&D, o equipamento chega para dar ainda mais flexibilidade à Série no que tange os processos de medição e regulação de grandezas.

Clique aqui para fazer o download do catálogo oficial da família e conheça em detalhes os produtos da Série Hadron Xtorm.

Caso tenha alguma dúvida ou queira mais informações sobre os produtos Altus, entre em contato com nossa equipe de vendas através dos e-mails vendas@altus.com.br e vendassp@altus.com.br ou pelos telefones (51) 3589-9514 e (11) 2039-1950.