Entenda o que é e para que serve a Instrumentação Industrial

Entenda o que é e para que serve a Instrumentação Industrial

19 Jan 2021

Manter o controle adequado sobre os processos de uma empresa é um fator fundamental não apenas para operadores de campo, mas, também, para a corporação como um todo. Por isso, a instrumentação industrial, assim como a automação, tem se tornado cada dia mais presente nas diferentes áreas da indústria. Por atuar no controle de qualidade, na segurança do trabalhador e na otimização de processos, ela tem influência direta na eficiência dos processos produtivos e no resultado do produto final.

Neste artigo, você vai entender o que é Instrumentação Industrial, porque ela existe e quais são os benefícios em utilizar esse tipo de tecnologia em seus processos industriais.

O que é Instrumentação Industrial

A Instrumentação Industrial é a ciência que estuda, desenvolve e aplica instrumentos de transmissão, registro, controle e ajuste de variáveis a fim de aprimorar o desempenho dos mais variados processos. De acordo com a Organização Norte Americana de Instrumentação (ISA – Instrument Society of Automation) entende-se por instrumento industrial todo dispositivo usado para, de forma direta ou indireta, medir e/ou controlar variáveis de processo. Segundo a ISA, incluem-se nesta categoria os dispositivos presentes no Nível 1 da Pirâmide da Automação, como sensores, transmissores e posicionadores, dispositivos computacionais, dispositivos elétricos de alarme, chaves e botoeiras, entre outros.

Cada indústria conta com um alto número de variáveis físicas que impactam diretamente no desempenho do seu processo produtivo. O papel dos instrumentos industriais é monitorar estas variáveis para fornecer dados que permitam ao sistema de controle entender o estado atual da aplicação. Uma medição eficiente resulta em um melhor rendimento da cadeia de produção, uma vez que possibilita que os processos produtivos de uma indústria sejam realizados e, se preciso, ajustados sem interrupções.

Vamos tomar como exemplo um dos produtos industrializados mais famosos no mundo: o refrigerante Coca-Cola. Você pode comprar uma lata dessa bebida em diferentes regiões do planeta que ela terá o mesmo sabor, mesmo percentual de açúcar, mesma quantidade de corante e o mesmo volume na embalagem em todos esses locais. Essa uniformidade se deve, principalmente, a uma padronização e precisão dos instrumentos envolvidos na fabricação do produto. Em qualquer fábrica do refrigerante pelo mundo, a temperatura de preparação, as variáveis de pressão e nível dos tanques, a quantidade de ingredientes e a vazão nos equipamentos será sempre a mesma.

Benefícios da Instrumentação Industrial

Surgida na década de 40, a instrumentação industrial nasceu da necessidade de otimizar o uso de instrumentos pneumáticos de transmissão e controle. A ideia era automatizar a monitoração e o fluxo do processamento de forma que o operador não precisasse abrir e fechar válvulas manualmente. Ao longo dos últimos 80 anos, essas tecnologias têm sido aprimoradas para garantir mais economia, eficiência e segurança aos processos produtivos.

Ao monitorar em tempo real o estado dos equipamentos que fazem parte dos processos de produção de uma indústria, a instrumentação pode realizar testes e procedimentos de manutenção preventiva e/ou corretiva desses dispositivos. Estas rotinas de monitoração constante provêm maior segurança para os funcionários, por alertar sobre o mal funcionamento de equipamentos, gera economia – reduzindo gastos com reposição de peças e substituições desnecessárias – e, consequentemente, permite uma produção mais precisa e de alta qualidade.

Precisão e confiabilidade para controle e instrumentação é com a Série Atta


Assim como as formigas saúva que utilizam as vibrações do solo para se orientar pelas estepes e cerrados, seu negócio também precisa de dispositivos com elevado nível de precisão para monitorar o desempenho e ajustar pontos críticos em seus processos produtivos. Com uma ampla variedade de instrumentos HART® para monitoração de variáveis e posicionamento de válvulas, a Série Atta possui produtos essenciais para suas demandas de instrumentação.

Conheça em detalhes a solução de instrumentos HART® da Altus! Clique aqui para fazer o download do catálogo oficial da família, conheça os produtos da Série Atta e encontre a solução ideal para aumentar a precisão e o nível de controle do seu negócio.