Conheça as soluções da Altus para controle e instrumentação

Conheça as soluções da Altus para controle e instrumentação

27 Mai 2021

Bem-vindos ao futuro!

A Altus está iniciando um novo ciclo em sua história! Através de uma parceria inovadora com a Vivace Process Instruments, passamos a contar com uma linha de instrumentos do mais alto nível

Estamos nos aventurando por novos caminhos no mundo da engenharia, uma evolução natural que convergiu em um novo e excitante desafio. Com o passar dos anos, a experiência que adquirimos no desenvolvimento de produtos e projetos de automação vem apontando na direção do fornecimento de uma solução mais completa, integrada, dinâmica e eficiente.

Buscando a melhoria continua, uma maior integração e melhor dinâmica nos sistemas que fornece, a Altus resolveu ampliar seu leque de produtos na área da automação industrial. Estando, assim, presente de uma forma mais ampla nos processos industriais. 

Podemos afirmar que somos capazes de ofertar uma solução mais completa de engenharia para nossos clientes. Temos produtos que cobrem as interfaces de campo no chão de fábrica, passando pelos nossos já consagrados controladores lógicos programáveis, chegando até os sistemas de supervisão e IHM’s. 

Também somos capazes de empregar as mais modernas técnicas de processamento de dados e integração com a nuvem. Desta maneira, podemos ofertar uma solução que cobre todas as áreas dos processos industrias.

A solução de instrumentação da Altus

Os instrumentos da Série Atta contam com amplo range de calibração, invólucros com certificados para áreas classificadas, display rotativo, proteção contra transientes, não possuem polaridade, tem um hardware robusto, sinal de saída a 2 fios (4-20 mA) e protocolo de comunicação HART versão 7.

Como todos sabem o protocolo HART agrega grande valor aos sistemas de automação, possibilitando um gerenciamento mais otimizado dos instrumentos. Através de comunicação com o cartão NX6014, podemos, hoje, realizar a leitura das múltiplas variáveis disponibilizadas pelos instrumentos de campo de forma simples, diretamente no sistema de gerenciamento de ativos, sem a necessidade do uso de qualquer tipo de gateway.

Para facilitar a calibração dos instrumentos e acesso às variáveis HART, disponibilizamos aos nossos clientes duas interfaces distintas nos produtos VCI10-BH e VCI10-U, ambas de fácil manuseio e integração com smartphones, tablets e notebooks através das já consagradas tecnologias bluetooth e USB.

Nossos sensores VPT10 e VPT11 trabalham com medição de pressão através de células capacitiva ou piezo resistivas, para leitura de pressão absoluta, manométrica ou diferencial. Esses sensores possuem as opções de montagem em suporte e conexão ao processo através de manifold, conectados diretamente a linha de processo ou por flange. Contamos ainda com 2 classes de exatidão e 7 diferentes ranges de calibração.

Ainda, oferecemos sensores para medição de vazão e densidade, utilizando placa de orifício ou tubo pito, e transmissores de pressão, também aptos a realizar a leitura de nível em tanques e vasos abertos ou fechados.

Transmissores e posicionadores Atta

Buscando sempre inovar e solucionar os problemas de seus clientes, a Altus implementa as mais novas tecnologias em seus produtos. Para manter esta marca registrada de inovação e comprometimento com o cliente, apresentamos o transmissor VDL10, que tem como objetivo resolver os problemas de erro nas medições, que utilizam a tecnologia de selo remoto, erros estes que podem ocorrem devido as distâncias das tomadas de impulso em função das variações de temperatura entre o ponto de amostras e o sensor.

Para resolver este problema investimos na tecnologia do selo eletrônico, utilizando 2 sensores capacitivos e micro processados que se comunicam através de 1 cabo de dados. Podemos desconsiderar este erro e utilizar tomadas de amostra com distâncias muito maiores entre os sensores.

Também temos diferentes modelos de transmissores de temperatura para atender às mais variadas necessidades, todos com possibilidade de ler sensores RTD, TC, Ohm, mV e saída a 2 fios (4 – 20 mA + HART). Dentre estes modelos, temos transmissores para instalação no campo com display rotativo, carcaça em alumínio e certificado para instalação em áreas classificadas (VTT10F), transmissores sem display e sem carcaça (VTT10H), transmissores para painel com instalação em trilho DIN (VTT10M e VTT10P) com a possibilidade de conexão entre 1 e 6 sensores.

Para atender à demanda do controle de válvulas, apresentamos o VTP10, transmissor de posição analógico para sistemas lineares ou rotativos através de sensores que trabalham por efeito magnético. Este método de medição traz a vantagem de não possuir contato físico, o que garante alta exatidão e proteção contra variações mecânicas. 

Nosso transmissor de posição possui um suporte ajustável que se adapta a diversos tipos de válvulas. Ele ainda conta com a opção de ser instalado afastado da válvula, facilitando o acesso à eletrônica do transmissor. Ele também pode ser instalado em suporte tubular de 2” com grampo “U” e cabo de extensão do sensor magnético que fica posicionado próximo ao instrumento.

Ainda na linha das válvulas de controle, possuímos o posicionador VVP10, projetado para atender tanto válvulas lineares quanto rotativas. Nosso produto possui uma tecnologia de alta disponibilidade, confiabilidade e precisão que, aliada à comunicação HART, permite a leitura de um grande número de informações, o que nos possibilita uma manutenção fácil, preditiva e mais assertiva.

Inovação e comprometimento com o cliente

Por fim, ao concebermos um projeto onde podemos desfrutar de diversos dispositivos de um mesmo fornecedor, temos a fantástica oportunidade de facilitar e agilizar a integração dos sistemas, evitando desperdício de horas em projeto, desenvolvimento de código e driver para se adequar às características de comunicação para um determinado equipamento. Isso permite focar mais tempo em resolver os problemas específicos do processo e apresentar uma solução mais robusta e customizada para cada cliente.

Esta característica possui muito valor hoje em dia, pois temos cada vez menos tempo para desenvolver e comissionar projetos de grande complexidade. Não podemos esquecer que cada segundo de uma fábrica parada pode custar milhares de dólares.

Alvaro de Carvalho, Especialista em Produto

Sobre o autor
Álvaro Magnus de Carvalho iniciou sua trajetória na Altus em 2008, como Projetista de Aplicação na equipe de Engenharia, participando de projetos ligados aos segmentos de Óleo & Gás, Energia Elétrica e Infra Estrutura. Em 2021, passou a ocupar o cargo de Especialista de Produto com foco nas soluções para instrumentação industrial.