Conheça os protocolos de comunicação disponíveis na Série Nexto

Conheça os protocolos de comunicação disponíveis na Série Nexto

31 Ago 2021

Versáteis e modernos, os controladores programáveis da Série Nexto contam com recursos avançados e alta tecnologia embarcada, o que os capacita a manter em operação negócios nas mais variadas áreas da indústria. Com suporte a uma ampla gama de protocolos de comunicação, alta velocidade de processamento e troca a quente, entre outros recursos, a família de CLPs da Altus se destaca como uma das mais versáteis no mercado mundial de automação.

Com diferentes interfaces de comunicação integradas em suas CPUs, todos os módulos Nexto oferecem suporte de hardware e software aos protocolos mais tradicionais, como MODBUS RTU, MODBUS TCP, PROFIBUS, EtherNet/IP, OPC UA e MQTT. Já citamos esses padrões de comunicação nas publicações anteriores da série, quando falamos sobre as características, os diferenciais e a aplicabilidade de cada modelo. Você pode acessar esse conteúdo e saber detalhes sobre os protocolos clicando nos links abaixo:

Como você pode perceber, os controladores da família Nexto permitem a conexão com a maioria dos sistemas de automação existentes. No entanto, para garantir mais liberdade de desenvolvimento e abraçar mercados que utilizam padrões de comunicação diferenciados, algumas das CPUs Nexto ainda contam com suporte aos protocolos IEC 60870-5-104 Servidor, EtherCAT Master e Web Server.

Conheça detalhes e características destes protocolos e em quais CLPs da Série Nexto eles estão disponíveis.

EtherCAT Master

Desenvolvido com o objetivo de ser utilizado em soluções que necessitam do uso de uma rede determinística de alta velocidade, este protocolo tem capacidade de transferir dados com temporização previsível e sincronização precisa. Por ter um padrão aberto e controle de alta precisão, a linguagem é usada em aplicações como projetos de máquina de alta performance e controle de motores.

Disponível nos modelos NX3020 e NX3030.

IEC 60870-5-104 Servidor

Criado pela Comissão Internacional de Eletrotécnica para comunicação com o supervisório SCADA ou IHM em aplicações elétricas de pequeno porte, este modelo possui interface EtherNet/IP. Os recursos nativos do protocolo, como a estampa de tempo em eventos, oferecem aos CLPs Nexto a possibilidade de atuar como uma Unidade Terminal Remota (UTR).

Disponível nos modelos NX3005, NX3020, NX3030 e XP340.

Web Server

Este protocolo permite a criação de telas de supervisão e monitoramento sem a necessidade de utilização de um software SCADA, e oferece aos usuários mais flexibilidade e agilidade no desenvolvimento de aplicações de pequeno e médio porte. A ferramenta é embarcada na memória do controlador programável e pode ser acessada através do navegador web de qualquer dispositivo (computador, tablet ou smartphone) conectado à rede.

Disponível nos modelos NX3005 e XP3040.

Gostou deste conteúdo e quer seguir recebendo mais informações sobre tecnologia? Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece na Altus e no mercado de automação.