Altus, 39 anos de desafios e conquistas

Altus, 39 anos de desafios e conquistas

26 Out 2021

Hoje, a Altus completa 39 anos de história! São quase quatro décadas desenvolvendo e produzindo a tecnologia que move a indústria brasileira. Sim, desde 1982, nossos engenheiros e cientistas têm como foco criar equipamentos e projetar soluções com alta tecnologia embarcada capazes de agregar valor à variados processos do mercado. De pequenas aplicações a grandiosos projetos de integração de sistemas, nosso talentoso time de profissionais já enfrentou e superou os mais complexos desafios possíveis.

Os grandes desafios da história da Altus

Enquanto uma das empresas de tecnologia mais longevas da América Latina, a Altus já viveu aventuras marcantes na selva, no mar e, até, em outros continentes. Um dos maiores desafios que já enfrentamos foi a construção do gasoduto Urucu-Manaus, uma linha de tubulação de 662 km de extensão que atravessa a Floresta Amazônica. Outra obra igualmente extraordinária capitaneada pela empresa foi a modernização do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, na Bahia. O empreendimento concentra algumas das usinas com tecnologia Altus que, junto com outras unidades, são responsáveis por produzir cerca de 15% da energia consumida no país.

Mais um exemplo de desafio imenso que superamos com louvor ao longo da nossa trajetória, talvez o mais significativo deles, foi a automação das plataformas de E&P da Petrobras. Instaladas na região de exploração do Pré-sal brasileiro, as unidades operam com base na tecnologia e soluções de engenharia desenvolvidas pela Altus. Reconhecidas por sua produtividade e disponibilidade, as FPSOs respondem por cerca de 40% de todo o petróleo produzido no Brasil, atual nono maior produtor mundial.

Além da complexidade técnica, a língua e a cultura também foram fatores que contribuíram para aumentar o nível de desafio deste projeto, uma vez que duas das unidades em operação hoje no Pré-sal foram construídas e comissionadas em estaleiros na China! Para cumprir mais esta grande missão, nossos engenheiros tiveram que ter flexibilidade e resiliência para trabalhar, literalmente, em águas internacionais.

A internacionalização da marca Altus

O mercado internacional, porém, não é uma novidade para a nós, que comercializamos nossos produtos em países de diferentes continentes desde 1988, ano em que fizemos nossas primeiras exportações para a Alemanha. Porém, com a estratégia de expansão internacional que temos implementado desde 2016, o alcance da nossa tecnologia tem se estendido para os mais diversos territórios. Nos últimos 5 anos, consolidamos nossa posição na Europa e na América do Sul, expandimos as operações para o oeste asiático, iniciamos a abertura de canais na América do Norte e demos nossos primeiros passos para acessar o mercado da Oceania.

Hoje, nossos produtos podem ser encontrados em países como Alemanha, território internacional com o maior número de CLPs Altus comercializados em 2021, Índia, Turquia, Itália, Suécia, Emirados Árabes, África do Sul, Marrocos, Canada, Holanda, Taiwan, Austrália, N oruega, China, Reino Unido, Estados Unidos, entre outros. Este ano, inclusive, atingimos uma nova marca recorde de volume de equipamentos vendidos para o mercado externo. Apesar da indústria global ter, de uma forma geral, desaquecido entre 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19, nossos resultados nos mercados doméstico e internacional têm sido fantásticos.

Resiliência e reinvenção em tempos de mudança

Os acontecimentos dos últimos dois anos mexeram com o mundo de forma global, fazendo com que pessoas e organizações tivessem que se reinventar e readequar à nova realidade apresentada durante a pandemia. Para minimizar os impactos esperados, agimos rápido promovendo mudanças em processos pontuais e fazendo investimentos com o intuito de permitir que uma parte relevante de nossos colaboradores pudessem seguir trabalhando de forma remota e protegida, no conforto de seus lares.

Com orgulho, afirmamos que nenhum corte no quadro de colaboradores foi realizado durante este período. Pelo contrário, promovemos o crescimento do número de profissionais da empresa. Esse acréscimo de pessoal foi fundamental para seguir atendendo às demandas do mercado que, ao contrário do esperado, aumentaram, tanto em 2020 quanto nos primeiros 10 meses de 2021.  Aliás, nestes últimos meses, atingimos um novo volume recorde de produtos comercializados por múltiplos canais de venda, um resultado extraordinário não apenas pelo momento de exceção que estamos vivemos, mas também pelas aceleradas mudanças no mundo da tecnologia.

Enquanto incentivadores da inovação, mantemos nossos investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico para seguir oferecendo soluções disruptivas capazes de agregar alto valor ao negócio de nossos clientes. No entanto, mesmo com essas mudanças, preservamos inalterada nossa essência, a carga genética que carregamos em nosso DNA desde 1982: uma empresa robusta, de desenvolvida propriedade intelectual, fundamentada em valores sólidos e impulsionada por desafios.