Comunicação Interna como ferramenta estratégica na organização

Comunicação Interna como ferramenta estratégica na organização

A comunicação interna é essencial e, ao mesmo tempo, um desafio para as empresas. Através da informação formal e bem estruturada, a empresa consegue resultados positivos que vão desde um bom clima organizacional até o reflexo nas questões mais estratégicas, como o alinhamento das pessoas com os objetivos e metas da organização.

A comunicação é inerente ao ser humano e acontece de diversas formas, cabe à empresa se apropriar deste espaço, direcionando para que seja uma comunicação eficaz e que agregue resultado, evitando ruídos e os problemas gerados pela ausência da comunicação.

A liderança tem um papel fundamental na comunicação interna das organizações. O líder é responsável direto em transmitir a cultura organizacional, alinhando sua equipe com os objetivos da organização, ou seja, o líder é um dos principais canais de comunicação entre a empresa e o colaborador.

Sabemos que vários problemas identificados nas equipes decorrem, muitas vezes, de uma comunicação falha ou mesmo inexistente. O ponto de partida para desenvolver um programa de comunicação interna e ações de endomarketing é conseguir identificar os canais de comunicação mais adequados e alinhados ao perfil do público interno. A informação que se quer passar ou as ações de endomarketing têm que fazer “sentido” para as pessoas, senão o processo de comunicação não se efetiva.

Mesmo em um mundo altamente conectado, nada substitui o contato pessoal. As pessoas apreciam e se sentem valorizadas com uma comunicação direta da liderança para com seus liderados, por exemplo. Isto transmite segurança, transparência e valorização das pessoas, fazendo com que todos se sintam parte do negócio. O processo de comunicação interna reflete no engajamento das equipes em um objetivo comum.

Refletindo sobre os desafios das organizações na atualidade, podemos concluir que a comunicação interna perpassa, junto com outros subsistemas de Recursos Humanos, como uma forma de desenvolvimento das pessoas na empresa, de melhoria do clima organizacional e de alinhamento das informações, o que vai refletir no crescimento da própria organização.

Clarice Canabarro, Analista de RH

Sobre a autora
Clarice Canabarro entrou para a família Altus em 2012, como Assistente de Pessoal da equipe de Recursos Humanos. Hoje, ocupa a posição de Analista de RH e é responsável pelo planejamento das ações de Comunicação Interna da empresa.

Compartilhe

Leia também