Três razões para utilizar o CLP Nexto Xpress em suas máquinas

Três razões para utilizar o CLP Nexto Xpress em suas máquinas

30 Abr 2020

Rápido, repleto de recursos e com ampla variedade de interfaces de conexão, o CLP Nexto Xpress é uma solução completa para controle dos mais diferentes tipos de máquinas. Hoje, trouxemos três exemplos práticos para explicar porque você deve utilizar nossa linha de controladores compactos para melhorar o desempenho das suas linhas de máquinas.

Grande capacidade de processamento

Desde equipamentos laboratoriais, como prensas para ensaios de esmagamento, até máquinas maiores, como envasadoras, empacotadoras e linhas de produção completas, o controlador Nexto Xpress se destaca por sua elevada capacidade de processamento. Os produtos da solução contam com um poderoso processador ARM de 32 bits e grande disponibilidade de memória, o que permite fazer cálculos complexos muito rápido. Essa funcionalidade possibilita a aplicação de rotinas complexas, levando a uma melhora de performance da máquina por manter o ciclo de processamento (Scan) inferior a 5 ms, enquanto a maioria dos CLPs da mesma categoria chegam a processar os mesmos cálculos em até 10 ms.

Alta conectividade

Criada para atender às demandas de ambientes altamente conectados, a solução conta com suporte a uma ampla variedade de protocolos de comunicação, o que lhe permite interagir com os mais diferentes tipos de máquinas inteligentes e sistemas. Além de protocolos baseados em Ethernet, como MODBUS TCP Cliente/Servidor, EtherNet/IP, OPC DA, OPC UA e MQTT, os produtos Xpress ainda contam com interfaces de comunicação Serial RS 485, CAN e USB.

Além de proporcionar a descentralização do controle através de seus recursos de expansão de entradas e saídas, o suporte à rede CANopen, outro recurso embarcado na solução, também permite a inserção de equipamentos complementares. A funcionalidade possibilita a adição de dispositivos como servo motores, inversores de frequência e módulos de pesagem (célula de carga).

Funções especiais para máquinas

Além de processamento avançado e alta conectividade, os controladores programáveis Nexto Xpress contam com funções especiais de controle para máquinas através da biblioteca libMachine. Ao acessar o recurso, o usuário encontra as funções LABEL CONFIGURATION, usada em lógicas de posicionamento, e ANGLE_SIMULATE, simulador de ciclos angulares em que as ações da máquina são definidas pela posição angular do ciclo. Os dois recursos são amplamente utilizados em empacotadoras verticais e rotuladoras.

Veja mais sobre o CLP Nexto Xpress

Primeira linha de controladores programáveis IoT ready lançada pela Altus, os produtos Nexto Xpress vêm em quatro opções de modelos que se diferenciam em número de pontos e recursos: XP300, XP315, XP325 e XP340. Todos contam com 16 entradas digitais, 16 saídas digitais a transistor, uma porta Ethernet, outra Serial padrão RS-485 e uma do tipo CAN, porém, o CLP XP315 ainda possui 2 entradas analógicas RTD de dois e três fios e 5 entradas analógicas para tensão e corrente. Já o modelo XP325 possui todos estes recursos acrescidos de 4 saídas analógicas, mesmas funcionalidades presentes no modelo XP340, que ainda conta com suporte a WebServer.

Assim como os demais membros da família Nexto, o CLP Xpress também utiliza a plataforma tecnológica CODESYS com configuração via MasterTool IEC XE, software GRATUITO de programação da série com escalabilidade para projetos de micro a grande porte.

Quer contar com a solução Nexto Xpress no seu negócio? Clique aqui para receber um contato da nossa equipe comercial para tirar suas dúvidas!