BluePlant: alta conectividade para supervisão de processos na Indústria 4.0

BluePlant: alta conectividade para supervisão de processos na Indústria 4.0

24 Jul 2020

Solução para supervisão, controle e aquisição de dados, o software HMI/SCADA BluePlant ganhou novos recursos em sua última versão. Desde a última atualização, o supervisório da Altus conta com depuração em scripts para inserção de Breakpoints e uma biblioteca completamente remodelada com novos símbolos e objetos para maximizar sua experiência na criação de telas. Além disso, o software também passa a ter suporte aos protocolos OPC UA Client, MQTT e SNMP Manager, banco de dados SQLite nativo e mapas com georeferenciamento. 

Estas novas características, aliadas à flexibilidade e à capacidade de customização da plataforma, dão ainda mais fundamento para o BluePlant se colocar como um supervisório pronto para a Indústria 4.0, uma ferramenta capaz de atender às demandas de diversos segmentos da indústria. Ao utilizar o software com um controlador programável de alta conectividade, como o CLP compacto Nexto Xpress, o usuário ganha uma solução poderosa de controle e supervisão para as mais variadas aplicações.

Um exemplo de processo onde o conjunto XP+BP pode ser aplicado é na automação de fábricas de produtos cerâmicos. Em aplicações como essa, o CLP Nexto Xpress poderia atuar na coleta de dados junto aos diferentes sensores instalados nos fornos de cozimento da planta, medindo variáveis como temperatura, medição e vazão de gases, tempo de cozimento, umidade, entre outras. Neste processo, o controlador pode interagir com o supervisório SCADA através do protocolo de comunicação OPC UA, fornecendo as informações necessárias para basear a tomada de decisão dos operadores da planta e recebendo as instruções de ajuste através do BluePlant.

Veja aqui um exemplo de como configurar uma comunicação entre o Nexto e uma instância do BluePlant na nuvem

Comunicação CLP e SCADA via MQTT

Além do OPC UA, a comunicação entre o CLP e o software SCADA também poderia ser realizada através do protocolo de comunicação MQTT.  Porém, para utilizá-lo em aplicações com produtos Altus, você vai precisar de um broker MQTT, como o Eclipse Mosquitto, disponível gratuitamente para download aqui.

Quer saber tudo sobre o BluePlant e ainda ter a possibilidade de testar a ferramenta? Baixe aqui a versão de avaliação do software HMI/SCADA da Altus.