PCH Pai Joaquim tem SDSC modernizado com tecnologia e engenharia Altus

PCH Pai Joaquim tem SDSC modernizado com tecnologia e engenharia Altus

27 Ago 2020

Com mais de 30 anos de atuação no mercado energético nacional, o time de engenharia da Altus possui ampla experiência no desenvolvimento e integração de sistemas para geração, transmissão e distribuição de energia. Uma das iniciativas com as quais nos envolvemos recentemente foi a modernização do Sistema Digital de Supervisão e Controle (SDSC) da PCH Pai Joaquim, empreendimento instalado às margens do rio Araguari, em Minas Gerais. Com capacidade produtiva de 23 MW, a pequena central hidrelétrica faz parte do sistema de produção energética da CEMIG, uma das principais concessionárias de energia elétrica do Brasil.

Neste projeto, a Altus foi responsável pela fabricação dos produtos e pelo desenvolvimento do novo SDSC em comissionamento na PCH. Para a aplicação de controle, foram utilizadas duas das nossas principais séries de produtos: as Unidades Terminais Remotas Hadron Xtorm e os Controladores Lógicos Programáveis Nexto. Enquanto as UTRs Hadron Xtorm, produtos desenvolvidos especificamente para atender às demandas da indústria de energia elétrica, são responsáveis pelo controle da unidade geradora, os produtos da Série Nexto, nossa mais avançada linha de CLPs, atuam na aquisição e transmissão de sinais entre todos os dispositivos que fazem parte da aplicação, como sensores, RTVX e as próprias UTRs.

Já a aplicação de supervisão foi desenvolvida utilizando como base a tecnologia do software SCADA/HMI BluePlant. Solução da Altus para supervisão, controle e aquisição de dados, o BluePlant alia design, desempenho e alta conectividade, possui uma arquitetura cliente-servidor com inúmeras opções de quantidades de tags de comunicação, além de simulador e ferramentas de depuração. Assim como no sistema de controle, todas as telas e lógicas do sistema também foram projetadas e modeladas pelos especialistas da nossa equipe de engenharia.

Iniciado no final de julho com a instalação do CLP, da UTR e dos demais dispositivos de controle, o processo de modernização da PCH Pai Joaquim ainda prevê a realização de testes funcionais e o comissionamento do novo Sistema Digital de Supervisão e Controle da unidade. Após a substituição do sistema atual, a PCH será controlada remotamente por operadores com base no Centro de Operações do Sistema (COS-MG), em Belo Horizonte.