Essa é uma história que já contamos várias vezes, porém, não cansamos, ou melhor, temos orgulho em afirmar: a educação é uma de nossas bandeiras. Desde a nossa fundação, em 1982, durante um curso de pós-graduação na UFRGS, temos cultivado um profundo e intenso relacionamento com o tema.
Ao longo de nossos primeiros 38 anos de história, nos envolvemos em diferentes projetos de incentivo à educação e ao desenvolvimento técnico tanto de estudantes quanto de profissionais da área de tecnologia. A entrega de 13 CLPs Nexto Xpress para os laboratórios de aulas práticas da Escola Técnica Liberato, que você pode acompanhar aqui, no Blog I&A, foi uma das ações mais recentes que fizemos neste contexto. Porém, além de realizar doações de equipamentos, ministrar cursos e patrocinar eventos, a Altus ainda desenvolve produtos específicos para treinamento e capacitação técnica de profissionais.
Seu laboratório de automação portátil
Com recursos que permitem realizar simulações de elementos presentes nos mais variados sistemas de automação industrial, as maletas Training Box da Altus são uma solução didática completa para laboratórios de pesquisa e treinamento de empresas e de instituições de ensino. Tradicionalmente fabricadas com CLPs da Série Duo, a família agora ganha um novo membro com alta tecnologia que permite aos usuários explorar os novos conceitos da Indústria 4.0 e da Internet das Coisas (IoT). Conheça a TB340, modelo de Training Box com CLP Nexto Xpress embarcado.
A solução tem como unidade central um controlador programável XP340, CLP de alta velocidade e com elevado nível de conectividade. Modelo mais avançado da linha Nexto Xpress, o produto conta com uma porta Ethernet com suporte a diversos protocolos, como MODBUS TCP, EtherNet/IP Scanner, IEC 104, OPC DA, OPC UA e MQTT, uma porta USB com adaptador Wifi para desenvolvimento de aplicações IoT, uma interface CAN para comunicações CANopen ou protocolos proprietários e um canal serial RS-485 com MODBUS RTU. O controlador ainda possui suporte a Web Server, ferramenta que permite a criação de telas de supervisão e monitoramento de aplicação sem a necessidade de usar um sistema SCADA.
Além do CLP Xpress, a maleta possui bornes para conexão de entradas e saídas digitais com LEDs para indicação de estado, para saídas analógicas tensão e correte e, também, para entradas analógicas em escala de tensão e corrente, RTD e potenciômetro. O recurso ainda conta com um voltímetro digital para indicação de estado de saída analógica e um circuito dedicado que permite realizar simulações de controle e distúrbio em laços PID.
Acompanhe o tutorial abaixo e veja mais detalhes sobre a TB340:
Capacidade de simulação mesmo sem a maleta
A Training Box TB340 utiliza o software MasterTool IEC XE, recurso gratuito para programação dos controladores da Série Nexto. Com uma interface moderna e customizal a ferramenta disponibiliza 6 linguagens (LD, FBD, ST, IL, SFC e CFC) descritas pela norma IEC 61131-3 e conta com recursos de simulação que dispensam o uso do CLP para desenvolvimento e testes de aplicação. Essa funcionalidade permite que alunos e técnicos possam praticar e realizar simulações mesmo quando não estiverem em posse da maleta.
Quer saber mais sobre a nova Training Box Nexto Xpress? Fale com nossa equipe comercial através dos contatos abaixo:
- Região Sul e Centro Oeste: vendas@altus.com.br ou (51) 3589-9514
- Demais regiões: vendassp@altus.com.br ou (11) 2039-1950