De Lorenzo cria solução didática com a tecnologia do CLP Nexto Xpress

De Lorenzo cria solução didática com a tecnologia do CLP Nexto Xpress

15 Dez 2020

Nós, aqui na Altus, acreditamos na educação como um fator de transformação, por isso nos envolvemos em diferentes iniciativas de incentivo à capacitação técnica de estudantes e jovens profissionais para que eles tenham a oportunidade de mudar sua realidade. Algumas ações recentes que realizamos neste viés foram o lançamento a Training Box TB340, solução didática para pesquisa e treinamento, e a doação de 13 CLPs Nexto Xpress para os laboratórios de aulas práticas da Escola Técnica Liberato, projetos que você pôde acompanhar aqui, no Blog I&A. Hoje, viemos falar sobre outra iniciativa nesse mesmo contexto, uma solução que utiliza a tecnologia Altus para proporcionar um ambiente completo de estudos a alunos de diferentes instituições de ensino.

Especializada no desenvolvimento de soluções educacionais para instituições de ensino, a De Lorenzo do Brasil criou uma jiga de testes específica para utilização em aulas práticas de cursos ligados à área de tecnologia, como eletrônica, instrumentação e redes industriais. A solução conta com a tecnologia de dois destacados produtos da cesta de ofertas da Altus: o CLP XP325, modelo de alta velocidade e conectividade da linha Nexto Xpress, e a IHM X2-BASE-10. Nesta aplicação, os produtos Altus interagem com os sensores, transdutores e condicionadores de sinal embarcados na jiga a fim de simular um ambiente industrial muito semelhante ao que os estudantes irão encontrar no mercado de trabalho.

Por que escolher a Altus?

Lucas Azevedo, Coordenador de Pós-Venda da Delorenzo, destaca a alta capacidade de conexão como um dos diferenciais do CLP Nexto Xpress nesta aplicação, principalmente pelo suporte à MQTT, para conexão com a nuvem, e à OPC UA, para comunicação criptografada. “Compacto, porém, poderoso, o CLP é muito bom, pois possui um excelente custo-benefício e dificilmente precisa de expansão”, comenta Lucas. Segundo o cliente, a utilização de uma ferramenta como o CODESYS, plataforma tecnológica base do MasterTool IEC XE, software de programação da Série Nexto, dá mais segurança e liberdade para o projetista desenvolver sua aplicação.

Outros dois fatores de destaque apontados por Lucas foram a disponibilidade e a alta qualidade de nossa equipe de Suporte Técnico. Ele reforça que, diferente do padrão adotado pelo mercado, os especialistas da Altus estão sempre à disposição para sanar qualquer dúvida que venha a ter. “Por isso, estão de parabéns”, pontua Lucas!

Atualmente, a solução pode ser encontrada em diversas universidades e escolas técnicas em diferentes regiões do país, como UFSM, IF Presidente Epitácio, IF Itabaiana, entre outras.