Petrobras registra recordes na produção anual de 2020

Petrobras registra recordes na produção anual de 2020

14 Jan 2021

Mesmo com um cenário desafiador decorrente das mudanças suscitadas pela pandemia de Covid-19, a Petrobras segue registrando novos recordes históricos de produção de óleo e gás natural. Em 2020, a empresa alcançou uma produção anual total de 2,28 milhões de barris por dia (bpd) de óleo e 2,84 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). Os recordes anteriores ocorreram em 2015 e haviam sido de 2,23 milhões de bpd de óleo e 2,79 milhões de boed.

No período, a produção no Pré-sal chegou a um total de 1,86 milhão de boed, o que representa 66% do resultado geral da Petrobras. Presente em diversos empreendimentos de Exploração & Produção da companhia, a tecnologia Altus está diretamente ligada a esse alto nível de desempenho. Os produtos desenvolvidos por nosso P&D e as soluções de integração de sistemas implementadas por nossa equipe de Engenharia são responsáveis pelo controle e supervisão de sistemas vitais para a operação de importantes FPSOs instaladas na região, como a plataforma P-70, que recentemente teve seu processo de produção iniciado na jazida compartilhada de Atapu, porção leste do Pré-sal da Bacia de Santos, próximo ao campo de Búzios.

Além de ressaltar o orgulho por ajudar a escrever mais este capítulo na história da indústria de O&G nacional, a Altus parabeniza a Petrobras e todos os seus colaboradores e parceiros por este memorável resultado!

A tecnologia Altus no Pré-sal

Em julho do último ano, o Pré-sal já respondia por quase 70% da produção nacional de petróleo, segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). À época, P-66 e P-69, duas das unidades automatizadas com produtos e inteligência de engenharia Altus, já figuravam entre as Top 10 plataformas mais produtivas no período. Além dessas duas unidades e da já citada P-70, a tecnologia Altus também é responsável pelo controle dos sistemas de Hull e Top-side de outras três FPSOs que operam no Pré-sal: P-58, P-67 e P-68. Juntas, essas unidades são responsáveis por produzir mais de 246,1 mil barris de petróleo de barris de petróleo e 7,2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

Alguns números sobre a Altus e o mercado de O&G

Cinco das 20 plataformas mais produtivas do país utilizam tecnologia Altus.

34% de todo o óleo explorado no Pré-sal foi produzido com tecnologia Altus (índice referente à 2019).

Até 2025, a tecnologia Altus estará presente em 25% das unidades e 1/3 das FPSO em operação no Brasil, o que representa 5% do mercado global de FPSOs.