Josmaq otimiza desempenho de envasadoras com a tecnologia do CLP Nexto Xpress

Josmaq otimiza desempenho de envasadoras com a tecnologia do CLP Nexto Xpress

25 Mai 2021

Controle total sobre o processo, exponencial aumento de produtividade e excelente relação custo-benefício. Estes são alguns dos benefícios que fabricantes de todo o mundo agregam ao seu negócio ao utilizar os CLPs Nexto Xpress em suas máquinas. A Josmaq, empresa especialista no desenvolvimento de embaladoras e envasadoras, é uma dessas fabricantes. Localizada na cidade de Muritiba/BA, a companhia buscou nos controladores Xpress a tecnologia necessária para automatizar sua nova linha de máquinas para envase de iogurtes e bebidas lácteas.

Desenvolvida a quatro mãos pelo time de engenharia do cliente e os especialistas de nossa equipe de OEM, a arquitetura aplicada na máquina tem como peça central do sistema de controle o XP300, controlador programável da família Nexto Xpress. 

CLP Nexto Xpress como solução de controle

Compacto, com processador de alta velocidade, variadas interfaces de comunicação e suporte a múltiplos protocolos, a linha mais avançada de controladores programáveis da Altus tem capacidade para atender às mais diversas demandas e processos da Indústria 4.0

O XP300, modelo escolhido para a aplicação, conta com 16 entradas digitais, 16 saídas digitais a transistor, uma porta Ethernet, um canal Serial padrão RS-485, uma porta CAN e uma interface USB. Por ter uma alta densidade de pontos de I/O, o Xpress foi o CLP escolhido para interagir com os equipamentos utilizados no controle dos variados processos da máquina. 

A arquitetura completa conta com uma IHM touchscreen de 7” da família P2, seis inversores de frequência E3 da Série Optidrive e uma sequência de sensores e válvulas solenoides. Na aplicação desenvolvida, a IHM é utilizada para inserção de receitas e supervisão da aplicação, comunicando com o controlador através do protocolo Modbus TCP

Já os inversores são responsáveis pelo controle da esteira de transporte dos frascos, do mecanismo de giro da mesa e das quatro bombas e bicos dosadores que compreendem o processo de envase do iogurte. Os dispositivos recebem os comandos para operar através de uma rede CANopen conectada à interface CAN embarcada no CLP Xpress.

A solução ainda conta com sensores para identificar a posição exata dos frascos ao longo de cada etapa do processo de envase e um conjunto de válvulas solenoides, acionadas através das saídas rápidas disponíveis no XP300, utilizadas para controlar o fluxo de iogurte liberado para encher cada um dos frascos.

Veja no vídeo abaixo, publicado no canal da Josmaq, a máquina em pleno funcionamento:

Disponibilidade e conhecimento: os diferenciais de nosso time de OEM

Joziel Pereira dos Santos, sócio proprietário da Josmaq, destaca a facilidade de programação dos CLPs Nexto Xpress e a disponibilidade da equipe de especialistas como diferenciais da Altus na execução deste projeto. Para ele, a alta tecnologia dos produtos em conjunto com a experiência dos especialistas de nossa equipe de OEM promoveram uma importante melhora de desempenho nesta nova linha de máquinas. ”Estou super satisfeito com os produtos Altus” afirma Joziel, que finaliza dizendo que “o atendimento é 100%”.

Formado por profissionais capacitados e com ampla experiência de mercado, nosso time de OEM tem auxiliado fabricantes de todo o país a potencializar o desempenho de suas máquinas. Presente do início ao final do projeto, nossa equipe é capaz de identificar necessidades, propor melhorias e, em determinados casos, até auxiliar no desenvolvimento da aplicação. 

Assim como tudo que fazemos aqui na Altus, essa dedicação tem como propósito oferecer uma experiência diferencial aos usuários da tecnologia Altus para que eles possam entregar soluções altamente eficientes que agreguem valor real ao negócio dos seus clientes.

Quer saber como podemos ajudar sua empresa a alcançar resultados como esses? Clique aqui e fale com nossos especialistas!