Engenharia da Altus realiza primeiro TAF da UHE Ilha dos Pombos

Engenharia da Altus realiza primeiro TAF da UHE Ilha dos Pombos

07 Dez 2021

Durante as últimas semanas, os técnicos e engenheiros do nosso time de Engenharia conduziram a primeira etapa do Teste de Aceitação em Fábrica (TAF) do projeto de modernização da UHE Ilha dos Pombos, nas instalações da nossa Fábrica de Painéis, em Sapucaia do Sul/RS. Localizado às margens do Rio Paraíba do Sul, estado do Rio de Janeiro, o empreendimento do Grupo Light conta com cinco unidades geradoras que, juntas, entregam uma capacidade instalada de 187 MW

Além de modernizar a arquitetura de controle das unidades geradoras, o projeto liderado pela Altus também tem como objetivo atualizar os sistemas da subestação e de serviços auxiliares da UHE. Os painéis que serão utilizados no processo de modernização dos sistemas contam com as unidades terminais remotas da Série Hadron Xtorm e os controladores programáveis compactos da solução Nexto Xpress.


Módulo Hadron Xtorm


Hadron Xtorm: robustez e desempenho para processos GTD

Desenvolvidos com base nas normas internacionais IEC 61850 e IEC 61131-3, os produtos Hadron Xtorm contam com funcionalidades de destaque, como redundância de fontes de alimentação, redundância de CPUs em um bastidor, protocolos DNP3 e IEC 61850 (MMS e GOOSE) e atendimento ao submódulo 2.7 da ONS. Recentemente, a consolidada família de Unidades Terminais Remotas da Altus ganhou um novo integrante: conheça o HX6065, módulo misto para medição AC e 4 saídas analógicas de tensão e corrente. Desenvolvido por nossa equipe de P&D, o equipamento chega para dar ainda mais flexibilidade à Série no que tange os processos de medição e regulação de grandezas.

Clique aqui para fazer o download do catálogo oficial da família e conheça em detalhes os produtos da Série Hadron Xtorm.

Caso tenha alguma dúvida ou queira mais informações sobre os produtos Altus, entre em contato com nossa equipe de vendas através dos e-mails vendas@altus.com.br e vendassp@altus.com.br ou pelos telefones (51) 3589-9514 e (11) 2039-1950.