A indústria alimentícia no Brasil vivencia um momento de muita prosperidade e crescimento. Com exportações a todo vapor, adoção de recursos tecnológicos e outras melhorias, o segmento está conseguindo atender às demandas cada dia mais exigentes dos consumidores. Apesar do avanço, o setor de alimentos ainda precisa superar uma série de desafios, sobre os quais falaremos agora. Continue lendo para saber mais!
O cenário atual da indústria alimentícia
A indústria alimentícia brasileira, atualmente, ocupa o primeiro lugar em produção, exportação e geração de empregos. Cerca de 58% de tudo que é produzido pela agricultura é processado pela indústria de alimentos.
Os dados são do Ministério da Economia, em seu último relatório anual, divulgado no final de 2022. A pesquisa identificou também que mais de 10% de todo o PIB nacional é oriundo da indústria alimentícia.
Além disso, durante o período avaliado, cerca de R$ 15 bilhões foram investidos em pesquisas voltadas para a descoberta, desenvolvimento e implantação de novas tecnologias no setor.
Outra característica se destaca dentro desse positivo cenário: consumidores cada dia mais exigentes e ávidos por alimentos saborosos, nutritivos e que tenham origens sustentáveis.
O momento é bastante positivo. Mas, para permanecer nessa posição privilegiada, a indústria alimentícia precisa estar disposta a atender às demandas de um público bastante criterioso e driblar os percursos comuns do caminho. Vamos falar mais sobre isso a seguir.
6 desafios da indústria alimentícia e suas soluções
Não podemos negar que os problemas enfrentados pelo segmento industrial são muitos e diversos. No entanto, quando falamos em indústria alimentícia, esses gargalos apresentam nuances bem mais específicas.
Afinal, estamos falando de produtos com alto grau de perecibilidade, que precisam de controles rígidos de higiene e segurança e que podem sofrer perdas e desperdícios, gerando altos custos para a empresa.
Como lidar com tudo isso? Conhecer esses desafios é o primeiro passo para superá-los. Confira:
Regulamentação e segurança alimentar
Conhecer e cumprir todas as regras exigidas pelas regulamentações que orientam a produção e manipulação de alimentos talvez seja um dos desafios mais difíceis de contornar pelo setor de alimentos.
A legislação é bastante rigorosa, as fiscalizações são frequentes e, caso seja identificada alguma irregularidade na empresa, as sanções aplicadas podem impactar sobremaneira o orçamento da companhia.
Um exemplo comum de adequação à legislação é o recall de alimentos, que acontece quando a empresa precisa retirar das prateleiras produtos que apresentam alguma característica que impede o seu consumo.
Nesses casos, investir em tecnologia para aprimorar e monitorar os processos de produção, armazenamento e distribuição de mercadorias é uma boa prática para reduzir ao máximo a incidência de erros.
Sustentabilidade e responsabilidade social
A preocupação do consumidor com questões ambientais e sustentabilidade está em constante crescimento, o que leva as empresas a adotarem práticas sustentáveis em todos os seus processos.
Muitas dessas organizações já desenvolvem ações do tipo, com o uso eficiente de energia, a redução no consumo de água, a gestão correta de resíduos, a criação de projetos sociais dentro da comunidade etc.
Além de tudo isso, a automação é uma medida importante para reduzir o impacto ambiental, uma vez que resulta em processos mais rápidos, eficientes, com uso racional de recursos e de matéria-prima, dentre outras vantagens.
Automatização de processos de produção
A automatização de processos produtivos é uma característica fundamental da indústria moderna, mas é fato que nem todas as empresas empregam esse recurso da forma correta ou na intensidade adequada.
A automação é o que confere eficiência à produção, possibilitando a fabricação em larga escala, favorecendo o controle de qualidade, a padronização dos produtos e reduzindo custos e falhas.
Para isso, temos os robôs colaborativos, que atuam em áreas diversas da indústria, como estoque, organização, manutenção e armazenagem. Tal prática, além de reduzir o contato humano com o alimento, também diminui erros que resultam em perdas e desperdícios.
Variação de demandas e preferências do consumidor
O consumidor moderno valoriza agilidade, eficiência, qualidade, personalidade e acessibilidade.
Isso significa que ele precisa encontrar facilmente o alimento que deseja consumir e que aquele item não deve ser apenas gostoso, mas saudável, com boa aparência, adequado às suas necessidades, além de ter uma procedência que o agrade.
Para dar conta de tanta exigência, as empresas precisam criar estratégias diferentes que solucionem cada um desses desafios. A automação e as novas tecnologias mais uma vez podem ajudar.
Através delas é possível produzir em grandes quantidades, expandir o abastecimento, melhorar o padrão de produção e monitorar o controle de qualidade e os protocolos de segurança.
Sabe aquela fruta brilhante, com aparência saborosa e que é impossível não levar pra casa?
Atualmente, essas características irresistíveis dos alimentos já podem ser alcançadas com soluções de controle climático, que garantem o processo de amadurecimento do alimento e conservam a sua estética atraente.
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Gestão da cadeia de suprimentos e logística
Para que a indústria de alimentos consiga atender às demandas do mercado e melhorar a sua competitividade, é fundamental fazer uma gestão mais eficiente da sua cadeia de suprimentos e da logística da sua empresa.
Com isso, é possível reduzir o desperdício e a perda de produtos durante o transporte, garantir matéria-prima suficiente para a cadeia de produção, além de melhorar o estoque e o armazenamento dos itens.
O rastreamento de alimentos é uma tecnologia interessante e que está se expandindo nas empresas devido às suas muitas vantagens, como garantia de procedência, previsão de riscos e atrasos, além de reduzir as perdas que acontecem durante transporte, carga e descarga.
O rastreamento de produtos também melhora o desempenho de uma etapa importante da logística de armazenagem, que é o estoque.
Com essa ferramenta, é possível identificar e mensurar todos os produtos que estão em estoque, sem precisar retirá-los das caixas de embalagem, além de controlar todo o seu trajeto, em tempo real.
Garantia de qualidade
A busca por alimentos saudáveis, nutritivos, com boa aparência e em bom estado de conservação é evidente nos consumidores atuais. Essas e outras características podem ser obtidas pelas empresas mediante um controle de qualidade, de fato, eficiente.
A tecnologia de rastreamento, que permite acompanhar a origem dos insumos, sua localização e armazenamento, é uma alternativa interessante para realizar essa gestão.
Além disso, temos sistemas e tecnologias de inteligência artificial que possibilitam a coleta e o controle preciso de dados, tudo em tempo real.
É o caso dos controladores programáveis que analisam todas as variáveis presentes no processo produtivo, como os níveis de pressão, umidade, irrigação e combate às pragas.
Com isso, é possível monitorar prazos de validade, desenvolver e selecionar alimentos com nível de excelência, criar e seguir padrões de fabricação, reduzir contaminações e atender aos índices de desempenho.
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A tecnologia na indústria alimentícia
A tecnologia revolucionou a produção de alimentos na indústria e trouxe modernização, agilidade e lucratividade às empresas. Vamos conhecer mais duas práticas importantes para esse segmento?
Integração de sistemas
A automação industrial também passa pela aplicação de soluções para integração de sistemas. Eles são softwares e recursos que conectam diversos setores da empresa, compartilhando informações de forma segura, prática, precisa e na hora em que o fato acontece.
Falando em solução inteligente, temos a IoT (Internet das Coisas), um recurso de inteligência artificial capaz de conectar diferentes aspectos da produção.
Um exemplo de aplicação de IoT na indústria é a utilização de sensores durante as etapas do processamento de alimentos. Esses dispositivos são aplicados em determinados equipamentos ou locais de armazenamento e têm a função de medir as variáveis do ambiente e o desempenho do respectivo objeto.
Quando instalados em câmaras de refrigeração, por exemplo, os sensores conseguem medir a temperatura local e identificar o mau funcionamento do motor e demais peças, gerando um alerta para a equipe de manutenção.
É uma medida extremamente importante, em especial, porque garante a conservação de carnes e outros alimentos de fácil degradação.
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Investimento em P&D
Hoje, sabemos o quanto a tecnologia trouxe avanços para vários campos da indústria. Tudo isso foi graças aos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, que resultaram em descobertas incríveis.
São esses investimentos que possibilitam a fabricação de novos produtos, o aperfeiçoamento de processos, a descoberta de outras funcionalidades em objetos já existentes e a diversificação das experiências oferecidas ao consumidor.
Alimentos com sensores de alergias, opções feitas a partir de plantas, embalagens que melhoram a manipulação, armazenamento e durabilidade são algumas descobertas evidenciadas após muita pesquisa.
O investimento em P&D é uma novidade para algumas empresas, mas já deixou claro que tem muitas vantagens a oferecer e que vale a pena se dedicar um pouco mais a esse conceito.
Perspectivas para a indústria alimentícia
Se o cenário atual da indústria alimentícia é positivo, lucrativo e inovador, a expectativa para o futuro do segmento é ainda mais animadora, afinal as novas tecnologias vieram para ficar e a tendência é de expansão.
Melhorar as técnicas de rastreamento, aplicar outros recursos de IA, ampliar as práticas de sustentabilidade, oferecer experiências mais agradáveis e completas ao consumidor, investir em alimentos específicos para determinado público são algumas mudanças inevitáveis.
Para as empresas, se adequar às novas demandas do mercado e buscar soluções inteligentes e estratégicas são medidas urgentes.
O investimento em automação, em máquinas mais eficientes, em recursos, pesquisas e conhecimento pode ser o detalhe que falta para uma empresa melhorar a sua posição no mercado e oferecer aquele diferencial que tanto busca.
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