Há mais de 40 anos desenvolvendo tecnologia de controle para o mercado mundial de automação de processos e supervisão de sistemas, a Altus possui um sólido histórico de atuação no segmento de máquinas e equipamentos OEM. Os equipamentos e sistemas produzidos pela empresa permitem o controle total sobre os mínimos detalhes do processo produtivo de diferentes máquinas.
Os profissionais de nossa equipe de OEM já atuaram no desenvolvimento dos mais variados tipos de máquinas, apoiando clientes e parceiros na construção dos sistemas de controle de seus equipamentos. A união entre o know-how de nosso time de especialistas e a alta tecnologia embarcada em nossos produtos é capaz de agregar precisão, produtividade, segurança e disponibilidade, além de excelente custo-benefício, a diferentes tipos de máquinas.
Hoje, trazemos exemplos reais de como essa convergência entre a expertise dos especialistas e a tecnologia embarcada em nossos transmissores de peso foi um fator determinante para o sucesso das máquinas fabricadas por três clientes que atuam em mercados distintos.
Máquina empacotadora Novo Horizonte
Nosso time de OEM atuou na modelagem e aplicação do sistema de controle do novo lote de empacotadoras da Novo Horizonte, uma das fabricantes de máquinas mais tradicionais do estado de São Paulo. A solução desenvolvida utiliza o Transmissor de Peso ALT7702 no processo de check-peso para verificar se o produto empacotado está dentro de um range pré-estabelecido pelo cliente como aceitável e se está de acordo com as normas e padrões do mercado. Para isso, foi aplicado um algoritmo que calcula as curvas de leitura e estabilidade levando em conta a média das últimas pesagens, taxa de variação e o desvio padrão.
A solução desenvolvida utiliza o processamento avançado do CLP XP325, modelo da linha Nexto Xpress de CLPs IoT-ready, para controle preciso do peso, envase, proporção de itens e outras variáveis importantes do processo de empacotamento. Na arquitetura aplicada, o controlador atua na coleta de dados do transmissor e interage com uma IHM X2-BASE utilizada para supervisão e inserção de receitas.
Além de garantir a produção de volumes uniformes, a arquitetura aplicada também permitiu ao cliente ter um controle extremamente ajustado sobre a quantidade de grãos inserida em cada pacote embalado. Esta alta precisão na pesagem de cada unidade embalada resultou em uma redução de 80% no desperdício de matéria prima.
Veja outro caso de sucesso onde nosso time de OEM ajudou a empresa a otimizar outra linha de máquinas:
Máquina Big Bag Embrasack
Utilizadas no armazenamento de grãos e outros produtos em grandes sacos de uma tonelada para que, na sequência, possam ser despachados para as empresas de empacotamento, as máquinas do tipo Big Bag atuam com grandes cargas e demandam controle preciso e estável em cada pesagem. A Embrasack, empresa brasileira que atua na fabricação e soluções de equipamentos para ensacar e paletizar produtos, procurou a Altus para auxiliar no desenvolvimento da sua nova linha de máquinas Big Bag.
A máquina desenvolvida com o apoio de nossos especialistas possui uma plataforma vibratória no sistema de pesagem utilizada para distribuir de forma uniforme os grãos no big bag, melhorando assim a compactação dos produtos. Para outros equipamentos de pesagem isso seria um problema, pois a vibração iria interferir na leitura, desregulando o equipamento e resultando em uma variação muito grande no peso final de caga unidade.
Esse tipo de ambiente é completamente aceitável para o transmissor de peso ALT7702 da Altus. Com alta tecnologia embarcada, o equipamento conta com 10 filtros de estabilização e vibração configuráveis, o que permite uma leitura estável e precisa do peso, mesmo com a instabilidade criada pela vibração da base.
A solução desenvolvida utiliza o CLP compacto e IoT-ready XP300 para comunicação com o transmissor de peso e controle de todos os processos da máquina, além de uma IHM P2 para supervisão e inserção de receitas.
Veja também: Transmissor de peso: como otimizar o sistema de pesagem.
Máquina enchedora semiautomática Barbarex
Além de atuar na pesagem precisa de produtos sólidos como grãos, os transmissores de peso da Altus também podem perfeitamente ser utilizados no controle de envase de produtos líquidos em máquinas envasadoras. Outra empresa que buscou nos produtos Altus a tecnologia necessária para otimizar uma de suas linhas de enchedoras semiautomáticas foi a Barbarex, empresa do interior paulista produtora de produtos para limpeza e higienização de ambientes.
Os recursos embarcados nos transmissores de peso Altus permitem a utilização de algoritmo para controle preciso de envase em sistemas pressurizados, possibilitando fazer a leitura com o produto em voo. Essa funcionalidade foi utilizada na máquina para garantir a uniformidade do sistema de envase das novas enchedoras semiautomáticas da empresa, utilizadas no processo de envase de água sanitária de diferentes indústrias nacionais.
Outro fator diferencial para escolha dos transmissores de peso Altus para o sistema de pesagem do processo foram as altas taxas de amostragem permitidas pelos equipamentos:
>> ALT7702 – até 480 amostras por segundo
>> ALT-P1 – de 30 a 960 amostras por segundo
>> ALT -X1 (GMT-X1) – de 50 a 960 amostras por segundo
>> ALT-X4 – de 50 a 960 amostras por segundo
Conheça os transmissores de peso da Altus
Compactos e com uma grande variedade de comandos de comunicação, nossos transmissores e indicadores de peso entregam precisão e confiabilidade para pesagem de volumes. Projetados para transmissão de peso em processos industriais, nossos produtos são compactos e fácil operação, possuem interfaces Ethernet e serial, calibração numérica no painel frontal, zero tracking automático, calibração sem peso e capacidade para operar com múltiplas portas simultaneamente.
Conheça as opções de transmissores e indicadores de peso da Altus:
>> ALT-X4 – Transmissor de peso de 4 canais especialmente projetado para ambientes industriais, interfaces de comunicação serial RS232, RS485 e CAN (MODBUS/RTU e CANOpen) e interface de comunicação Ethernet (MODBUS/TCP).
>> ALT-X1 (GMT-X1) – Transmissor de peso industrial para trilho DIN, comunicação serial RS-232 ou RS-485, Interface de comunicação Ethernet (MODBUS/TCP, EtherNet/IP ou PROFINET)
>> AL7702 – Transmissor de peso industrial para trilho DIN, comunicação serial RS-232 ou RS-485, 24Vdc
>> ALT-P1 – Indicador de peso industrial com display frontal, comunicação serial RS-232 ou RS-485, 24Vdc
Saiba mais sobre os benefícios de utilizar esse tipo de produto no artigo Vantagens de utilizar transmissores de peso e células de carga.
Disponibilidade e conhecimento: os diferenciais de nosso time de OEM
Além da avançada tecnologia embarcada em todos os itens de nossas famílias de produtos, os fabricantes de máquinas que optam pelas soluções Altus também contam com a expertise dos especialistas de nosso time de OEM.
Para atender às demandas específicas desta indústria, reunimos uma equipe de profissionais com grande conhecimento técnico e ampla experiência no desenvolvimento, otimização e retrofit de máquinas. Presente do início ao final do projeto, nossa equipe é capaz de identificar necessidades, propor melhorias e, em determinados casos, auxiliar no desenvolvimento da aplicação.
Assim como tudo que fazemos aqui na Altus, essa dedicação tem como propósito oferecer uma experiência diferencial aos usuários da nossa tecnologia para que possam entregar soluções altamente eficientes que agreguem valor real ao negócio dos seus clientes.
Você também possui uma máquina para ser reformada ou um projeto que precisa de ajuda para tirar do papel? Clique aqui e fale com nossos especialistas!