Nós somos a Altus, uma empresa brasileira fundada no Rio Grande do Sul, em 1982, que, desde essa época, mantém posição entre as líderes no país na área de automação industrial e controle de processos. Por termos a inovação em nossa essência, investimos constantemente na melhoria de nossos produtos e serviços. Além de pesquisar, desenvolver, produzir e comercializar uma linha completa de produtos, também fornecemos a integração de equipamentos a sistemas de automação para os mais diversos segmentos da indústria. Atuando globalmente, oferecemos soluções de classe mundial por meio de parcerias estratégicas, interação com universidades e centros de pesquisa. Em 2017, demos continuidade a importantes projetos de automação e controle de plataformas de exploração e produção de petróleo, automação e digitalização de usinas hidrelétricas, desenvolvimento de clientes OEM, automação de processos voltados para o agronegócio, e diversos outros projetos nos mais variados segmentos da indústria.
Em termos de mercado, as principais projeções para a economia brasileira em 2017 apontam para um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) ao redor de 1%. Mesmo que acanhado, este crescimento denota uma mudança de tendência que nos entusiasma. Com os indicadores de inflação em desaceleração e apresentando melhora, o Banco Central tem reduzido a taxa básica de juros da economia que hoje está em 7% ao ano. A atividade econômica tem se comportado pouco melhor que o projetado, fruto da recuperação em alguns segmentos da indústria e em especial do agronegócio.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica (Abinee), os negócios do setor eletroeletrônico demonstram a permanência do viés de crescimento verificado nos últimos meses. Diversas empresas apresentaram aumento em suas vendas/encomendas e foi menor o número de empresas que obtiveram resultados abaixo de suas expectativas. As expectativas para os próximos meses são positivas, mas sempre atentando para a sensibilidade do cenário político.
Para nós, em especial, 2017 apresentou-se como um ano muito positivo e de forte recuperação, se comparado a nossos últimos exercícios. Apesar das dificuldades, mantivemos nossos esforços com investimentos importantes em P&D, aceleramos a Altus na direção de novas tecnologias no âmbito da indústria 4.0 e cyber segurança, e demos continuidade em nosso processo de internacionalização, culminando com a assinatura de contratos de distribuição de produtos para diversas regiões importantes do mundo. Nossos resultados foram excelentes, fruto dos ajustes pelos quais a empresa passou ao longo de 2016, do trabalho árduo e fantástico de todos os nossos colaboradores e principalmente de nosso relacionamento no mercado.
Completamos 35 anos em 2017 e, contando com o posicionamento consolidado como empresa de tecnologia e fabricante de produtos para diversos segmentos da indústria e manufatura em geral, a Altus está habilitada a ampliar sua participação no mercado e a buscar resultados ainda melhores em 2018.
Quem venham os próximos desafios!
Fabiano Favaro
Diretor Executivo (CEO)

Sobre o autor
Colaborador da Altus desde 2000, Favaro começou como supervisor financeiro e, hoje, depois de passar por cargos de gerência e direção na área, ocupa a posição de Diretor Executivo (CEO) da empresa.